some text

Exames toxicológicos de CNH vencida entre janeiro e junho devem ser feitos até 31 de março


Segue até 31 de março, o prazo para que motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E, que estejam vencendo entre janeiro e junho deste ano, faça o exame toxicológico. Mais de 1,7 milhão de condutores estão nestas condições e foram alertados pela Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran. Estes motoristas geralmente conduzem caminhões ou ônibus.

Dos mais de 11 milhões de condutores que tem o documento nestas categorias, cerca de 3,3 milhões tem CNHs válidas ou vencidas e ainda não fizeram o exame. Além disso, desse total, 1,3 milhão de motoristas já estão com os documentos vencidos, tendo feito a última coleta há mais de três meses. Outro dado da Secretaria aponta que quase 2 milhões de condutores nunca realizaram o exame toxicológico.

O exame deve ser feito em um laboratório credenciado na Senatran e é realizado por meio de uma coleta de amostra do cabelo, unha ou pelo. Nesta amostra é possível detectar se há substâncias psicoativas que foram consumidas em até seis meses antes. A validade do exame é de 90 dias a partir da coleta.

Lembrando que os motoristas que forem flagrados dirigindo sem o exame ou com ele vencido poderão ser notificados e autuados. A multa é em torno de R$ 1.400 e é considerada uma infração gravíssima, o que leva a perda de sete pontos na CNH. Se o motorista for reincidente, durante um ano, pode pagar multa de R$ 2.900.

Fonte: Site cidade997

Tecnologia do Blogger.