some text

Resort é multado em R$ 50 mil por lançar esgoto no mar na Praia dos Carneiros


Um resort localizado na Praia dos Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, foi autuado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) por lançar esgoto no mar. De acordo com o órgão, os poluentes eram despejados por meio de uma canaleta que ligava o estabelecimento à praia, um dos principais pontos turísticos de Pernambuco.

O empreendimento terá que pagar uma multa no valor de R$ 50 mil. Procurado, o condomínio Eco Resort Praia dos Carneiros disse que não foi notificado e que o local foi construído conforme normas legais (veja resposta abaixo).

As informações foram divulgadas pelo portal Marco Zero Conteúdo e confirmadas pelo g1. A CPRH informou que tomou conhecimento do caso após receber denúncias por meio da ouvidoria e um ofício do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Uma equipe técnica foi enviada até o local para avaliar a qualidade da água em frente ao condomínio, localizado ao lado da Igrejinha, um dos pontos mais movimentados da praia, localizada no município de Tamandaré.

"No momento da vistoria, o despejo, objeto da denúncia, tinha cessado. Porém, foram observados indícios de despejo do sistema de esgotamento sanitário na drenagem pluvial, o que levou a equipe da CPRH a realizar coleta de amostras para análise laboratorial", informou a agência por meio de nota.

Ainda segundo a CPRH, outra análise, feita pela Associação para Desenvolvimento Sustentável da Praia dos Carneiros, constatou o transbordamento de esgoto não tratado na área.

A CPRH disse também que o condomínio já tinha sido autuado anteriormente pelo crime ambiental.

O que diz o resort

Procurado pelo g1, o Eco Resort Praia dos Carneiros informou que:

Recebeu a notícia com estranheza porque tem "total segurança da regularidade do sistema de esgoto" do condomínio;

Não recebeu nenhuma notificação da CPRH e que sempre manteve "um bom relacionamento" com o órgão;

O resort foi construído de acordo com normas técnicas e legais e tem licença ambiental regular;

A administração do condomínio acionou o jurídico para solicitar informações à CPRH e o setor técnico para fazer uma averiguação;

Vai se reunir com representantes da agência nesta segunda-feira (8) "para entender o que está acontecendo".

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.