Medicina integrativa pode auxiliar na luta contra o câncer
A medicina integrativa pode ser uma ótima aliada na luta contra o câncer. Na Oncologia, ela envolve uma série de intervenções centradas no paciente e voltadas para melhorar o bem-estar e qualidade de vida dele, como explica o médico oncologista Alexandre Sales, do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), com sede em Caruaru. As práticas devem ser prescritas pelo médico que acompanha o paciente e não exclui os demais tratamentos, sejam eles de quimioterapia, radioterapia e/ou hormonioterapia.
O oncologista Alexandre Sales explica que a medicina integrativa atua de acordo com a necessidade de cada paciente. “São abordagens complementares, podem ajudar a aliviar os sintomas e a melhorar a sua qualidade de vida, por isso é importante conversar com o médico que acompanha o diagnosticado com a doença para que possa ser indicado os melhores profissionais de medicina integrativa, os com treinamento para poder orientar e fazer o melhor tratamento possível”.
Alexandre Sales acrescenta que, entre essas práticas, há técnicas de relaxamento, de acupuntura, de meditação, musicoterapia e yoga, entre outras. “Essas práticas, quando acrescentadas ao tratamento que o paciente já faz visam melhorar a rotina não só do paciente, mas também dos familiares. É importante reforçar, no entanto, que essas estratégias não devem substituir o tratamento, em qualquer hipótese, apenas complementar”.
Aumento dos casos de câncer – Os diagnósticos de câncer devem continuar aumentando nos próximos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2050 vão haver mais de 35 milhões de casos da doença, o que representa um aumento de 77% em relação aos casos registrados em 2022, quando foram diagnosticados 20 milhões de casos de câncer.
NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.
Enviado por Claudio Rodrigues
Post a Comment