some text

Com oito times, Pernambucano 2026 será o menor desde 1978, quando o Sport se negou a disputar


Com a definição de três clubes rebaixados no Campeonato Pernambucano do próximo ano e apenas um acesso da Série A2, o Estadual de 2026, com apenas oito participantes, será o menor em quase meio século.


A última vez que o Campeonato Pernambucano contou com apenas oito equipes foi em 1978, em uma edição bastante peculiar, que não contou com a participação do Sport, que em conflito com a Federação Pernambucana da época, decidiu não disputar a competição. Vale destacar que, no primeiro semestre, o Sport havia chegado às quartas de final do Campeonato Brasileiro.

Assim, sem nenhuma surpresa, a final foi disputada entre Santa Cruz e Náutico, com os tricolores ficando com o título.

Desde então, o Campeonato Pernambucano variou entre 10 e 14 o número de participantes.

A diminuição de times no Estadual tem como objetivo enxugar o número de datas para atender o novo calendário de competição divulgado pela CBF, que prevê 16 datas para as competições locais (estaduais e regionais).

Este ano, o Pernambucano foi disputado em 17 datas, duas a mais do que a da próxima edição, ainda com 10 times. Já em 2026, todo o Estadual será disputado dentro de apenas 11 datas.

Brasileirão 2025 vai começar no dia 29 de março

O Campeonato Pernambucano de 2025 contará com Sport, atual bicampeão, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Afogados, Central, Maguary, Petrolina, Decisão e Jaguar (os dois últimos recém promovidos da Série A2).

Na primeira fase, todos se enfrentam apenas em jogos de ida, com os dois primeiros avançado direto para as semifinais. Os times que terminarem entre o 3º e o 6º lugar terão que disputar um jogo eliminatório a mais.

Dos quatro que não se classificarem na primeira fase, os três últimos serão rebaixados.

Fonte: GE

Tecnologia do Blogger.