Pesquisa Simplex mostra cenário embolado em Pernambuco na disputa ao Senado
Uma nova pesquisa da Simplex Consultoria, do dia 21 de junho, avaliou a intenção de votos dos eleitores pernambucanos para o Senado Federal nas eleições de 2026. A amostra tem margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%. A pesquisa foi feita através da aplicação de questionários em ligação telefônica no dia 8 de junho de 2025, com 600 entrevistas.
O cenário ainda segue embolado em Pernambuco. Na pesquisa estimulada, Marília Arraes aparece com 13,3% das intenções de voto; Eduardo da Fonte tem 12,0%; Gilson Machado aparece com 9,3%. Humberto Costa tem 8,1% das intenções de voto, já Miguel Coelho tem 6,8%, e Silvio Costa Filho 4,8%. Brancos e nulo representam 17,7%, enquanto os que não souberam ou não responderam somam 28,0%.
No segundo cenário, Marília Arraes tem 24,5%, seguida de Eduardo da Fonte com 22,1%. Gilson Machado tem 17,1%, Humberto Costa aparece com 14,9% das intenções de voto, enquanto Miguel Coelho tem 12,5% e Silvio Costa Filho 8,9%.
Em dezembro, a pesquisa Simplex apontou Marília Arraes e Anderson Ferreira na liderança dos dois cenários distintos do levantamento. Enquanto Humberto Costa esteve no segundo lugar das intenções de voto no levantamento. (Confira aqui)
Cenários
1 - Estimulado (votos totais)
Marília Arraes - 13,3%;
Eduardo da Fonte - 12,0%;
Gilson Machado - 9,3%;
Humberto Costa - 8,1%;
Miguel Coelho - 6,8%;
Silvio Costa Filho - 4,8%;
Branco/Nulo - 17,7%;
Não souberam ou não responderam - 28,0%;
2- Válido
Marília Arraes - 24,5%;
Eduardo da Fonte - 22,1%;
Gilson Machado - 17,1%.
Humberto Costa - 14,9%;
Miguel Coelho - 12,5%;
Silvio Costa Filho - 8,9%;
Idade
A pesquisa entrevistou eleitores com 16 anos ou mais, sendo o público entre 45 a 59 anos a maioria deles, com 25,4% das participações. Em seguida, está o público 60 anos ou mais, seguido da faixa etária 35 a 44 anos (20,5%); e de 25 a 34 anos (20,0%). Pessoas entre 16 a 24 anos correspondem a 13,3% dos entrevistados.
Recorte por gênero
As mulheres foram a maioria dos eleitores entrevistados, somando 53,7%. O público masculino na pesquisa corresponde a 46,3%.
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