Superfungo: Pernambuco confirma três casos de Candida auris em hospital no Recife
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na quinta-feira (18), três casos do fungo Candida auris no Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife. Dois pacientes morreram e um segue internado em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respiratória.
De acordo com a SES, os casos foram identificados em pacientes do sexo masculino, com idades de 33, 44 e 49 anos, todos com histórico de tratamento de doenças de base, como acidente vascular cerebral (AVC), câncer e tuberculose.
O paciente de 33 anos permanece internado em isolamento, com quadro de saúde considerado estável. Já os outros dois, de 44 e 49 anos, morreram em decorrência de doenças pré-existentes, segundo a secretaria.
Após a confirmação, a direção do hospital, orientada pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), suspendeu temporariamente novas admissões na UTI onde está o paciente infectado.
A suspensão dos novos internamentos, segundo a SES, tem o objetivo de garantir a limpeza e a desinfecção completa do espaço, além de reforçar o monitoramento dos demais pacientes internados no setor.
As visitas seguem permitidas, mas com número restrito de visitantes. Ainda de acordo com a SES, entre as medidas de prevenção contra a transmissão do fungo estão a higiene das mãos, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além da desinfecção de superfícies, ambientes hospitalares e equipamentos médicos com produtos recomendados.
Post a Comment