Medidas para incentivar turismo regional foram destaque em Desenvolvimento Econômico
Debates sobre as necessidades de setores econômicos variados de Pernambuco marcaram os trabalhos da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe em 2025. O colegiado realizou cinco audiências públicas ao longo do ano. Uma delas debateu a fiscalização do transporte turístico e resultou na criação de um grupo de trabalho para promover a revisão da lei estadual que dispõe sobre o fretamento intermunicipal no estado.
Outras questões abordadas em audiências públicas foram os impactos de diferentes projetos de lei sobre a indústria e o comércio, em conjunto com a Comissão de Justiça; as consequências da greve dos auditores fiscais da Receita Federal; e as dificuldades da população neurodivergente para conseguir medicamentos pela Farmácia de Pernambuco.
Também houve debate sobre o Programa de Responsabilidade Empresarial, Desenvolvimento e Sustentabilidade. A iniciativa partiu do presidente do colegiado, deputado Mário Ricardo (Republicanos), por meio do Projeto de Lei n° 2927/2025.
Rotas turísticas
Durante o ano, o colegiado realizou 13 reuniões ordinárias, nas quais distribuiu 213 projetos de lei e aprovou 138. Entre as medidas acatadas estão as que criam sete rotas turísticas em Pernambuco: as do Litoral Norte e da Arquidiocese de Olinda e Recife, de autoria de Mário Ricardo; das Cachoeiras e do Café, iniciativas de Antonio Coelho (União); de Frei Damião, por Socorro Pimentel (União); do Cangaço, proposta por Fabrizio Ferraz (Solidariedade); e da Cavalgada, a partir de projeto de Wanderson Florêncio (Solidariedade).
Para o presidente da comissão, as novas rotas fortalecem a interiorização do turismo. “Contribuem para a diversificação da oferta, além de valorizar patrimônios culturais, religiosos, históricos e naturais do Estado. As rotas estimulam economias locais, promovem identidade regional e ampliam o fluxo turístico, favorecendo a geração de emprego, renda e desenvolvimento territorial”, pontuou Mário Ricardo.
Outros projetos de destaque passaram pelo colegiado no último ano, como os que instituem as políticas estaduais do Turismo de Base Comunitária, por iniciativa dos deputados William Brigido (Republicanos) e Junior Matuto (PRD); do Pequeno Empreendedor, de autoria de Mário Ricardo; e de Incentivo ao Cicloturismo, proposta por Cayo Albino (PSB).
Fonte: Alepe

Post a Comment