some text

IMIP inaugura 1ª Central de Dose Unitária de Medicamentos de PE



Do G1 PE.

Google

   Começou a funcionar na manhã de hoje (7/4) a primeira Central de Dose Unitária de Medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. A unidade, que fornece doses personalizadas de remédios para os pacientes do sistema público de saúde, foi instalada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

   Dessa forma, será possível evitar desperdícios, reduzir os estoques de remédios nas enfermarias e evitar erros no atendimento dos pacientes. “Um exemplo corriqueiro é o metronidazol, um antibiótico usado em pediatria que hoje geralmente segue em uma bolsa de 100 ml para cada paciente. No entanto, o paciente muitas vezes usa só 10 ou 12 ml da bolsa. O resto é desperdiçado. Agora, isso não vai mais para o lixo porque a Central vai usar essa bolsa no preparo de doses para vários pacientes pediátricos”, conta Bandeira.

   A separação dos medicamentos ficará sob a responsalidade de profissionais de farmácia. Os auxiliares vão preparar as doses personalizadas, que serão conferidas por um farmacêutico antes se serem levadas para as enfermarias. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, uma equipe de 19 profissionais vai atuar na central. Por isso, Bandeira acredita que o serviço também vai contribuir com a integração do farmacêutico na equipe multiprofissional da unidade médica.

   Na inauguração estavam presentes o secretário estadual de saúde, José Iran Costa Junior, e o presidente do Imip, Gilliatt Falbopesar, a Central de Dose Unitária de Medicamentos vai atender os pacientes pediátricos do Hospital Geral de Pediatria (HGP) do Imip. "É o primeiro hospital local do SUS a contar com essa inovação”, celebra Bandeira. A expectativa da Secretaria de Saúde é que a unidade atenda cerca de 125 prescrições médicas e forneça mais de 1.500 doses de medicamentos por dia.





Tecnologia do Blogger.