Redes socias

Brasil Multi Vídeos

Brasil Multi Vídeos
O seu canal de entretenimento

RDS

terça-feira, 12 de maio de 2015

Novo reitor da UFPE será eleito nessa quarta


Do G1 PE. 


Anísio Brasileiro (esquerda) e Edilson Fernandes (direita)
(Foto: Passarinho / UFPE) (G1)
   Será eleito amanha (13/05) o reitor que vai administrar a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos próximos quatro anos (2015 a 2019). A votação acontece nos três campi da universidade que ficam nas cidades: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, entre 9h às 21h e contará com a participação de estudantes, professores e técnicos administrativos. Eles podem votar nos professores Anísio Brasileiro ou Edilson Fernandes, que receberam a maior parte dos votos do primeiro turno do pleito e se classificaram para esta segunda rodada de votação.

   O primeiro turno das eleições aconteceu em 29 de abril e contou com a participação de 15.545 membros da comunidade acadêmica -- apenas um terço do total de pessoas aptas a votar (43.636). Na ocasião, a chapa de Brasileiro obteve 44,69% dos votos apurados e Edilson Fernandes, 22,75%. Os outros três candidatos obtiveram menos de 16% dos votos. Como nenhum dos concorrentes obteve a maioria dos votos válidos, foi marcado um segundo turno para esta quarta-feira. Agora, será eleito o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, considerando a ponderação paritária entre os três segmentos -- docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

   Desta vez, 43.022 pessoas estão aptas a participar da eleição, sendo 2.422 docentes, 4.180 técnicos administrativos e 36.420 alunos, todos em efetivo exercício. Só não participam os professores substitutos, os servidores à disposição da Universidade e os terceirizados A votação será realizada em todos os centros da universidade com o apoio de 78 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Também serão empregadas nove urnas manuais para os membros da comunidade acadêmica que, porventura, não estejam na lista de eleitores. Mesmo assim, o resultado final do pleito deve ser conhecido ainda na noite da quarta-feira.

Perfil dos candidatos


   Anísio Brasileiro (atual reitor da UFPE), concorre à reeleição pela chapa Avançar e Inovar Mais. A professora Florisbela Campos, diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e professora do Departamento de Nutrição, é a vice-candidata da chapa. Vinculado ao Departamento de Engenharia Civil desde 1978, Brasileiro afirma que é preciso “inovar mais” na qualificação e integração da UFPE com a sociedade.

   Já Edilson Fernandes é professor de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde e membro da TV Universitária. Ele concorre à reitoria pela chapa Somos Todos UFPE, que tem a professora de administração do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) Luciana Cramer como vice. O candidato afirma que falta planejamento na atual gestão da UFPE e defende um planejamento de curto, médio e longo prazo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário