some text

Estudantes de Caruaru representam PE no 'Parlamento Jovem', em Brasília

Do G1 Caruaru e Região

Alunos de Caruaru selecionados para o programa Parlamento Jovem, em Brasília (Foto: Divulgação/ Ascom)
Estudantes contaram com a orientação dos professores Veridiano Santos (esq.) e Mázio Miguel (dir.)
(Foto: Divulgação/ Ascom/G1)

   Dois estudantes de Caruaru, Agreste de Pernambuco, estão entre os quatro pernambucanos selecionados para representar o estado no “Parlamento Jovem”, projeto previsto para ocorrer na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 21 e 25 de setembro. Os alunos Caio Vinícius e João Victor, ambos de 16 anos, devem viajar no dia 20 do mesmo mês. O resultado foi divulgado na ultima segunda-feira (17/08).

   A câmara selecionou 78 estudantes que representarão os estados brasileiros no Parlamento Jovem Brasileiro em 2015. Neste ano foram inscritos 1.785 mil proposições que foram encaminhadas por jovens de todo o país.

   O projeto do estudante João Victor foi classificado em primeiro lugar no estado e em sexto lugar no Brasil. A proposta dele foi de criar uma prova unificada para os estudantes do ensino público. “Eu vejo que as escolas públicas não têm um padrão e, por isso, pensei neste projeto para criar uma avaliação para que todas as instituições preparassem seus alunos de forma igualitária para a prova”, explica o estudante.

   Já a proposta de Caio tem como foco o meio ambiente. A ideia dele é oferecer incentivos fiscais aos prédios públicos que construírem jardins verticais. “O meu projeto surgiu por observar que os grandes centros urbanos são feios e não têm um ar puro. A criação de jardins verticais melhoraria a qualidade do ar e ainda deixaria a cidade mais bonita”, analisa

   Durante a sessão na Câmara - em setembro - haverá eleição da mesa diretora e os projetos irão para votação. Caso algum deputado se interesse pelas propostas apresentadas, ele poderá apadrinhar o projeto, que poderá seguir o trâmite da casa até se tornar lei.

   Os alunos - que cursam o 2º ano do Ensino Médio - tiveram contaram com orientação dos professores de história Veridiano Santos e Mázio Miguel. “A grande contribuição que este concurso traz para o jovem é a compreensão da funcionalidade do parlamento e o entendimento de todo o percurso para se construir uma lei”, explica Veridiano. “O Parlamento Jovem faz com que o aluno perceba que o estudo em sala pode servir para transformar a realidade”, comenta Mázio.

Sobre o programa


   O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é destinado a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil. Através da simulação da rotina dos trabalhos legislativos, o programa tem como objetivo despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política através da vivência do processo democrático.

Tecnologia do Blogger.