some text

Governo do Estado amplia debate sobre segurança alimentar na 5ª Cesan/PE



A ação é fruto de parceria entre o Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Pernambuco (Consea/PE)






Exibindo Governo do Estado amplia debate sobre segurança alimentar na 5ª Cesan-PE (1).jpg

   Segundo o relatório global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2014 o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome, com 98,3% da população brasileira em situação de segurança alimentar. Os avanços e os desafios para garantir alimentação saudável e na quantidade necessária serão discutidos até a quinta-feira (06/08), durante a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Cesan/PE), que chega a sua 5ª edição, com o tema Comida de Verdade, no Campo e na Cidade: Por Direitos e Soberania Alimentar.

   O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, representou o governador Paulo Câmara na solenidade de abertura da 5ª Cesan/PE, que aconteceu nesta terça-feira (04/08), em Gravatá, no Agreste Central, com a participação dos 340 representantes dos governos estadual e municipal e da sociedade civil organizada. “Poder contar com a participação ativa da população, dos estados e municípios, apresentando propostas e fortalecendo o processo democrático, é de grande relevância, principalmente neste momento difícil que o Brasil vem atravessando”, pontuou o secretário Nilton Mota.

Exibindo Governo do Estado amplia debate sobre segurança alimentar na 5ª Cesan-PE (2).jpg
   Mota aproveitou a conferência para destacar alguns dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado que colaboram com a garantia da segurança alimentar em Pernambuco, entre eles, o PAA Leite, que atende 170 municípios com a distribuição diária de um litro de leite por família, e o PAA Alimentos, que deverá beneficiar, só este ano, cerca de cinco mil agricultores com o fornecimento de produtos oriundos da agricultura familiar. 

   O primeiro dia de conferência contou com palestras da presidente nacional do Consea, Maria Emília Pacheco, e das conselheiras do Consea/PE, Mariana Suassuna e Sônia Lucena, com apresentações culturais e com a exibição do documentário Semiárido. “Este momento é uma expressão cidadã e democrática. Somos felizes de poder compartilhar e ampliar as nossas experiências” concluiu Maria Emília.

Exibindo Governo do Estado amplia debate sobre segurança alimentar na 5ª Cesan-PE (3).jpg
    Também participaram da abertura, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, a presidente Nacional do Consea, Maria Emília Pacheco, o secretário de Agricultura de Gravatá, Alex Andrade, o delegado do MDA em Pernambuco e representante do Governo Federal, Demétrios Fionante, o representante dos Conseas Estaduais, Jean Pierre, e a presidente do Consea/PE, Maria Zênia Tavares.

Pernambuco- Dados do PNAD 2013 revelam que o acesso à alimentação adequada prevalece em 74,1% dos domicílios. De 2004 a 2013 o percentual de residências em situação de segurança alimentar e nutricional saltou de 48,1% para 74,1%.


 
Gerência de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária





Tecnologia do Blogger.