Acic comemora resultados dos primeiros 45 dias de atuação do Comando Presente no Parque 18 de Maio


Enviado por: Jornalismo Oficina Comunicação







   Em prática desde o dia 1º de Novembro, o programa Comando Presente já dá frutos importantes para os comerciantes do Parque 18 de Maio, da Feira da Sulanca e para os milhares de compradores que vêm de vários estados do país para Caruaru.

   Numa grande parceria que envolve a Acic, por meio da Câmara Setorial dos Lojistas do Centro Moda 18 de Maio, o Sindloja, CDL, Sindicato do Comércio Atacadista Local (Sincata), Associação de Sulanqueiros de Caruaru [ASC], Associação dos Fornecedores de Banco [Asfoban], Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Caruaru [Sincovac], Associação de Sulanqueiros e Vendedores Ambulantes de Caruaru [Asvac], 4º BPM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Caruaru, através da Destra e das Diretorias de Feiras e Mercados e de Arrecadação Externa, o programa tem como objetivo promover a ordenação e a segurança de todo o espaço que engloba a Feira e as lojas do Parque 18 de Maio.

   Nos primeiros 40 dias de atividades, algumas ações do programa já são perceptíveis. Policiais militares e agentes da Destra trabalham intensamente nos dias de feira. A Polícia Rodoviária Federal disponibilizou o helicóptero da corporação para a feira do último dia 7 de dezembro e atua junto à PM nas estradas para garantir a seguranças dos ônibus que chegam à cidade (Operação Papail Noel). A cavalaria da PM faz rondas no entorno do Parque. Quatro viaturas de batalhões vizinhos ajudam na patrulha. A Polícia Civil registra as ocorrências nos contêineres instalados na Rua Rui Limeira Rosal, em frente à Feira da Fundac (ambos equipados com móveis, internet, telefone e material de escritório). Os efetivos se comunicam por meio de 25 rádios comunicadores do tipo HT (Hand-Talk). O grupo também está conectado em um aplicativo de mensagens nos smartphones. Estas ações fizeram com que os índices de furtos e outras ocorrências diminuíssem substancialmente.

   Intervenções no trânsito contribuíram para melhorar a mobilidade do trânsito. O meio-fio de algumas vias foi pintado de amarelo para evitar o estacionamento de veículos. Bancos que ainda existiam nas ruas próximas à Feira foram alocados na área da Fundac a custo zero para os feirantes. A fiscalização nas calçadas também vem surtindo efeito. Áreas antes ocupadas por mercadorias das lojas, agora estão livres para os pedestres. Setecentos carroceiros que circulam dentro da feira foram cadastrados e identificados com batas e crachás.

   Para apresentar a Feira e as ações do Comando Presente, foi produzido um vídeo institucional que foi exibido em TVs de cinco estados. Para Pedro Miranda, 2º diretor financeiro da Acic e representante da Instituição no programa, nada do que vem sendo feito seria possível sem a compreensão de todos os envolvidos na Feira da Sulanca e nas lojas do Parque 18 de Maio: “Para se ter uma noção do engajamento de todos, articulamos com os lojistas a confecção das batas dos carroceiros; criamos regras para os “botadores” de banco e eles entenderam a importância da organização; conversamos com eles e com a Prefeitura para não cobrar as taxas dos feirantes que foram alocados na Fundac; enfim, cada um buscou maneiras de viabilizar o Comando Presente para ser o sucesso que vem sendo”, comemora.

   O presidente da Acic, Osíris Lins Caldas, comemora os resultados expressivos do programa: “Estamos com o sentimento de dever cumprido. Ajudamos a garantir a segurança da Feira e de nossos associados e a promover condições adequadas para melhores negócios.”

   O Comando Presente estará em atividade até o dia 30 de janeiro de 2016. Para que as pessoas possam fazer denúncias de irregularidades ou informar situações de emergência, está à disposição o número de telefone (81) 99955-6959.
Tecnologia do Blogger.