Arco-íris ao redor do sol chama a atenção no Grande Recife


Do G1 PE


Halo solar está relacionado com a umidade (Foto: Paulo Roberto/WhatsApp)



   Um fenômeno chamou a atenção da população da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata de Pernambuco hoje, segunda-feira (15/02). O chamado Halo Solar, que se parece com um arco-íris ao redor do sol.

   De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Patrice Oliveira, o fênomeno acontece geralmente entre o horário das 16h às 18h, quando o sol está se pondo, e o clima está úmido. Com a atmosfera úmida, cristais de gelo refletem e dão a aparência de ter um círculo ao redor do sol.

   Como ocorre em dias de maior umidade, o halo costuma ser visto antes de chuvas. "Quando a atmosfera está muito úmida, acima de 90%, é porque vamos ter chuva e estamos com a taxa de umidade alta. O Halo surge nessas condições", completa o meteorologista.

Fenômeno Halo de acordo o site Wikipédia

Halo solar sobre o Superior Tribunal de JustiHça
em Brasília – DF (Wikipédia)

   Um Halo é um anel de luz que rodeia um objeto.

   Os Halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de Halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

   É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-lo ao redor da Lua às vezes


Tecnologia do Blogger.