some text

Hospital Santa Efigênia apresenta Hemodinâmica 24 horas a profissionais cardiologistas da região


Enviado por: Jornalismo Oficina Comunicação



   A direção do Hospital Santa Efigênia realizou um evento para apresentar aos profissionais médicos de Caruaru e região mais uma novidade: o Serviço de Hemodinâmica, o único desta modalidade que atende 24 horas por dia no interior do Estado. O evento aconteceu no restaurante Boi & Brasa e contou com a participação de Milton Chaves, diretor-presidente do Grupo Milton Chaves, do qual faz parte o Hospital Santa Efigênia.

   No início da apresentação, Milton Chaves falou sobre todos os investimentos que foram e estão sendo feitos no Hospital desde abril do ano passado, quando o Grupo assumiu a direção do Hospital. Desde então, foram adquiridos diversos equipamentos para modernizar o bloco cirúrgico e a UTI, reformadas a Pediatria, o Seot (Serviço de Ortopedia e Traumatologia), a Emergência, a Cardiologia e os apartamentos, o Laboratório de Análises Clinicas passou a ser admnistrado pelo Hospital e atende 24h, entre outras ações.

   Em seguida, apresentou parte da equipe que está à frente do Serviço de Hemodinâmica, que tem o cardiologista intervencionista Flávio Japyassu como coordenador. “O nosso Serviço de Hemodinâmica é completo e conta com serviço amplamente disponível e equipe multidisciplinar composta por cardiologista, eletrofisiologista, especialistas em Neurovascular, Vascular e Estudo da Circulação Pulmonar. Temos, portanto, equipamentos de alta tecnologia e uma equipe muito preparada”, destaca.

   A Hemodinâmica tem foco em cardiologia intervencionista, cobrindo procedimentos como Cateterismo Cardíaco e Angioplastia Coronariana, tratamento considerado “padrão ouro” para infartados. Além disso, conta, eletivamente, com procedimentos vasculares como Angiografia Cerebral e Periférica para diagnosticar, e até tratar, obstruções vasculares nestes territórios.

   Há ainda implante de marca-passo provisório (para tratar arritmias), marca-passo definitivo e estudo eletrofisiológico, exame que serve de complemento ao eletrocardiograma e é de extrema importância em alguns casos, sobretudo nas arritmias cardíacas assintomáticas.

   Flávio Japyassu anunciou ainda que o Hospital Santa Efigênia deve implantar, em breve, o serviço de Telemedicina, que consiste em conectar unidades de atendimento primário a uma rede centro de tratamento através de ambulâncias por um sistema de telecomunicação para informar sobre pacientes com angioplastia primária. “O nosso objetivo é que o Hospital Santa Efigênia seja o centro de referência desse sistema que irá abranger uma região num raio de 400 Km. Os médicos dos hospitais satélites acessam o sistema por meio de um equipamento que tem um eletrocardiógrafo interligado ao centro de referência e recebem o laudo do eletrocardiograma e informações de como diagnosticar e tratar o paciente”, explica.

   Milton Chaves reforçou a importância dos investimentos no Hospital não só para Caruaru, mas para toda a região: “estamos em constante evolução e desenvolvendo uma reestruturação administrativa no Santa Efigênia, afinal, o que queremos é fazer deste um hospital exemplo de modernidade e, acima de tudo, de respeito e de extrema atenção ao nosso paciente.”
Tecnologia do Blogger.