some text

Profissionais de saúde do HC são orientados a evitar anéis e pulseirasFoto: HC/Divulgação)Foto: HC/Divulgação)



Do G1 PE




Hospital das Clínicas Recife (Foto: HC/Divulgação)
Foto: HC/Divulgação
   Profissionais de saúde como médicos e enfermeiros não poderão circular com anéis, brincos, colares ou qualquer tipo de acessório no Hospital das Clínicas (HC), localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. Com início nesta terça-feira, amanhã (07/06), a “Operação Zero Adorno” tem por objetivo diminuir os riscos de contaminação na unidade. Para isso, como forma de conscientização, o hospital distribuirá saquinhos plásticos para guardar os adereços.

   De acordo com a chefe da Unidade de Gerência de Riscos Assistenciais (Ugra), Adélia Monteiro, todo profissional sabe que tais objetos se transformam em agentes contaminantes, mas não colocam em prática. “Eles têm conhecimento da Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que estabelece medidas de proteção à segurança, mas na prática há um descumprimento. Eles não respeitam”, reclama.

   Monteiro ainda menciona que a falta de preocupação em cumprir a norma tem um impacto direto na manutenção de uma rotina de redução de infecções como, por exemplo, no ato de lavar as mãos. Com anéis, por exemplo, há uma maior facilidade das impurezas ficarem depositadas no acessório.

   “Somos um hospital escola e, por isso, temos uma preocupação maior em passar esses valores aos estudantes”, completa a chefe do Ugra.

   Durante as visitas aos setores do HC, equipes distribuirão panfletos informativos e saquinhos plásticos para guardar dos adornos. Eles ainda irão reforçar a prática da boa higienização das mãos.

   “Depois dessa conscientização, entorno de um mês, o profissional que continuar a entrar na unidade com esses adereços será notificado. Se a atitude persistir, levaremos a reclamação para sua chefia para que tomem providências”, concluiu Monteiro.
Tecnologia do Blogger.