some text

Caruaru recebe Feira do Empreendedor 2016


Enviado por: Jornalismo Oficina Comunicação

  

Promovida pelo Sebrae, a 10ª edição do evento traz nomes como Mara Luquet e Tallis Gomes para pensar “oportunidades de negócios e empregabilidade”


Google



   Empreendedorismo, empregabilidade, inovação e sustentabilidade formam o arco de ideias que norteiam as mais de 160 atividades na programação da Feira do Empreendedor 2016, promovida pelo Sebrae em Pernambuco. Com a intenção de incentivar a geração de intercâmbios e parcerias, disseminar tecnologias, inovações e oportunidades de negócios, além de promover um ambiente favorável à empregabilidade em Pernambuco, a 10ª edição do evento acontece entre os dias 9 e 12 de novembro no Senac Caruaru, no Agreste pernambucano. Antenada com as necessidades do mercado, a feira tem como foco o desenvolvimento de competências empreendedoras para impulsionar empresários, profissionais e os candidatos que visam abrir o próprio negócio.

   A Feira tem a expectativa de receber 12 mil pessoas nos quatro dias de realização. O evento teve investimento de R$ 2 milhões e estará dividido entre os seguintes espaços: Fale com um Especialista (Orientação Empresarial), Sebrae Mais Perto de Você, Livraria Sebrae, Arena de Oportunidades, Inovação e Tendências de Mercado, Desenvolvimento e Ambiente de Negócios, Parceiros e Patrocinadores, Exposição de Oportunidades de Negócios, Centro Sebrae de Sustentabilidade, Experience Day, Lounge Empregabilidade, Arena de Empregabilidade, Educação Empreendedora e Governo Atendendo.

   Na visão do superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos, discutir a empregabilidade é uma inovação dentro das diretrizes temáticas da Feira do Empreendedor. “O Sebrae entende que, para pensar um cenário de desenvolvimento sustentável, temos que preparar pessoas não só para ser empreendedor, mas também para atender às demandas das empresas, dos pequenos negócios. A gente casou como oportunidade não apenas a questão de abrir uma empresa, mas também de se qualificar”, avalia Oswaldo.

   Sob o leque do mote “Oportunidades de Negócios e Empregabilidade”, o evento terá diversas palestras magnas no auditório principal, com nomes como o da jornalista Mara Luquet e do empresário Tallis Gomes, fundador do aplicativo Easy Taxi. Nos miniauditórios, haverá palestras e oficinas voltadas para o empreendedorismo e a inovação, a exemplo da apresentação “Mind The Future”, com o consultor de Tendências do Porto Digital, Jacques Barcia.

INOVAÇÃO - Os ambientes alternativos da Feira do Empreendedor trazem debates atualizados sobre as necessidades do setor produtivo. A área “Inovação e Tendências de Mercado” será um espaço expositivo e interativo onde o Sebrae apresenta 60 dicas de tendências de mercado, além do visitante poder experimentar ferramentas tecnológicas. O espaço “Experience Day”, focado em Negócios Digitais, faz da comunicação um vetor de soluções que fujam do lugar-comum para criação de startups.

   A “Arena de Oportunidades” terá apresentações da socióloga especializada em desenvolvimento humano, Tânia Zapata, além de uma palestra focada em solução de problemas a partir do design thinking. Já a “Arena da Empregabilidade” oferece capacitações do tipo “Como Preparar Jovens para Profissões que ainda não Existem”, contando também com momentos do projeto Papo Universitário e oficinas do Fórum IEL de Carreiras.

ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL – O espaço “Fale com um Especialista” terá 14 consultores do Sebrae habilitados em várias áreas da gestão: marketing, finanças, planejamento, pessoas, empreendedorismo e organização. “O nosso diferencial é o atendimento individual, essa compreensão da realidade de cada empresário nos permite direcionar melhor a tomada de decisões por quem deseja investir no empreendedorismo como solução”, explica o analista Vitor Abreu, um dos responsáveis pelo espaço.

   A ideia da Orientação Empresarial é encaminhar os empreendedores interessados para outros serviços prestados pelo Sebrae. Para isso, os especialistas trabalham ativamente durante os quatro dias da feira, com a pretensão de atender mais de 1,5 mil pessoas. “O importante é que, ao sair da feira, o empreendedor tenha em mãos a solução para desenvolver sua ideia, resolver seus problemas e alcançar melhores resultados no mercado”, ressalta o analista.

A FEIRA - Segundo a coordenadora da feira, Luciana Correia, a realização do evento no município, que capitaneia o desenvolvimento no Agreste, reflete a estratégia do Sebrae para impulsionar a atividade empreendedora na região. “Nossa intenção é reunir e apresentar todas as ferramentas de empreendedorismo que o Agreste dispõe, para que os empresários e profissionais passem a utilizar essas ferramentas para gerar lucratividade. Parceiros como o Senac e o Armazém da Criatividade, por exemplo, potencializam a qualidade da mão de obra e das soluções para criar novos negócios”, afirma Luciana.

   Há 24 anos o evento foi criado como piloto pelo Sebrae Pernambuco. Em 2002, o projeto foi adotado pelo Sebrae Nacional para os 27 estados, devido às características de feira de negócios e de educação empreendedora. Muitas das capacitações são proporcionadas através das parcerias entre Sebrae, instituições do Sistema S, Porto Digital, entre outras entidades. A feira é realizada com o patrocínio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Senac, AD Diper e Governo de Pernambuco.


NÚMEROS DA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2016 | PERNAMBUCO

·         Data: 09 a 12 de novembro

·         Local: Senac Caruaru / Av. Maria José Lyra, 140, Indianópolis, Caruaru – PE

·         Horário: quarta a sábado, das 14h às 22h

·         Entrada: gratuita, após preenchimento da ficha de cadastro.

·         25 caravanas da capital e vários municípios de PE.

·         Público visitante: 12 mil pessoas (estimativa).

·         Investimento: R$ 2 milhões.

·         Área total: 20 mil m².

·         60 tendências de mercado e oportunidades de negócio mapeadas para pequenos negócios.

·         Total de atividades: mais de 160 (palestras, minicursos, seminários e oficinas).

·         10 salões com serviços, produtos e soluções do Sebrae.

·         Estandes com oportunidades de negócios divididas por cadeias de valor, franquias e startups.

·         24 salas para capacitação, 2 arenas, 1 auditório e 3 miniauditórios com programação de todos os setores que envolvem oportunidades de negócio, empregabilidade, gestão, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia, e outros temas.

·         Inscrições abertas, no site: www.feiradoempreendedorpe.com.br, com programação completa do evento.

·         Aplicativo da Feira do Empreendedor estará disponível na Play Store (Android) e App Store (IOS).

·         Todas as capacitações oferecem certificados, que serão disponibilizados após a feiral.

Informações: 0800 570 0800


Tecnologia do Blogger.