Iterpe participa de encontro de mulheres pelo direito à terra
O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária, Paulo Lócio, participou do evento “Diálogo Local: incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) na luta das mulheres pelo direito à terra”, entre os dias 30 e 31, no município de Bonito. O encontro que reuniu 40 mulheres ligadas a segmentos urbanos e rurais, tem o propósito de monitorar a implementação das políticas públicas relacionadas às ODSs em Pernambuco.
“As associações de mulheres rurais são importantes para potencializar a execução das políticas rurais. O Governo de Pernambuco está otimista com a oportunidade de avançar no trabalho de desenvolvimento agrário por meio dos R$ 37.7 milhões firmados junto com a União destinados a impulsionar a execução das políticas de acesso à terra no Estado”, afirmou Paulo Lócio, durante o evento.
“Encontros como este permitem aproximar o diálogo entre as diversas instituições que possuem objetivos em comum. As organizações da sociedade civil que trabalham para garantir os direitos de acesso à terra das agricultoras são parceiras fundamentais na implementação das políticas públicas agrárias, porque o Estado não é o único responsável pela execução dessas políticas”, explicou a consultora da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), Alcineide Nascimento.
O evento realizado pelo Espaço Feminista contou com discussões entre representantes indígenas; quilombolas; agricultoras familiares, instituições da sociedade civil e de instituições de governo. Esteve presente a secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, Silvia Cordeiro; o prefeito municipal de Bonito, Gustavo Adolfo (PSB-PE); o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural de Bonito, José Pinheiro de Andrade; o presidente da Câmara do Município, Ítalo Damasceno (PSB-PE).
Mirthis Novaes
Assessora de
Comunicação
Instituto de Terras e
Reforma Agrária - Iterpe
Post a Comment