some text

Lei permite que jovens de famílias de baixa renda viagem de graça pelo país

Google
Foi ao no Hora 1 (Rede Globo) hoje, terça-feira (14/03).

    Jovens brasileiros com renda familiar de até dois salários mínimos podem viajar de graça pelo Brasil.

   O Programa Identidade Jovem dá acesso gratuito ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Só para viagens entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre cidades do mesmo estado ou dentro da própria cidade. A regra é a mesma para viagens de ônibus, trem e embarcações.

   Podem fazer o cadastro jovens de 15 a 29 anos que tenham renda familiar de até 2 salários mínimos. Eles também devem estar inscritos no Cadastro Único do governo federal há pelo menos 2 anos. O procedimento para fazer a inscrição é bem simples. O processo é todo online e pode ser feito pela internet ou pelo aplicativo para smartphones.

   Em cada viagem, quatro vagas têm de ser reservadas para jovens cadastrados no programa. As duas primeiras são de graça e as outras duas pela metade do preço. A lei entrou em vigor em dezembro do ano passado, mas muitas pessoas nem sabem que tem direito. Dos mais de 15 milhões de jovens que podem botar a mochila nas costas e conhecer o Brasil de graça, pouco mais de 36 mil se inscreveram.


   De todos esses cadastrados, 29 mil são das regiões Sudeste e Nordeste. Os dados são da Secretaria Nacional da Juventude.

Tecnologia do Blogger.