some text

Armando visita cidades da Mata Sul e se prontifica em colaborar com reconstrução

Leo Caldas/Divulgação
   Em giro por seis municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana atingidos pelas cheias, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) se prontificou em colaborar com as gestões municipais para destravar ações emergenciais e obras estruturadoras que ajudem na reconstrução das cidades e prestem atendimentos à população. Horas após participar da reunião convocada pelo governo do Estado, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o líder petebista percorreu as cidades de Ipojuca, Rio Formoso, Barreiros, Palmares, Joaquim Nabuco e Maraial, levando sua solidariedade ao povo e gestores públicos. Os deputados estaduais José Humberto Cavalcanti (PTB) e Silvio Costa Filho (PRB) acompanharam as visitas.

   Armando iniciou o périplo por Ipojuca. Ao lado da prefeita Célia Sales (PTB), Armando visitou o ginásio da escola Santo Cristo, que se transformou em um abrigo provisório para 15 famílias, e uma passagem molhada afetada pela cheia. Em Rio Formoso, o senador conheceu o posto de comando do município, centro que recebe e distribui donativos e faz o planejamento das ações para o restabelecimento da cidade. Com a prefeita Isabel Hacker (PSB), Armando também foi à escola Pedro de Albuquerque, que atualmente abriga 291 pessoas. Nesse local, o parlamentar conheceu a história da dona de casa Juscelina Bezerra da Silva, que perdeu tudo nessa última enchente.

   Em Barreiros, Armando levou a solidariedade aos funcionários da Prefeitura que realizam ações emergenciais e de prestação de serviços à população. Em Palmares, com o prefeito Altair Júnior (PMDB), visitou gabinete de crise e foi ao Centro da cidade ver os estragos causados pelas chuvas. Já em Joaquim Nabuco, o senador foi recebido pelo prefeito Neto Barreto (PTB) e se colocou à disposição para destravar obras e ações emergenciais para a cidade. Por fim, em Maraial, com o prefeito Marquinhos Moura (PTB), o líder petebista foi ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para tomar conhecimento das ações empreendidas pelo município. Nas visitas, o senador informou que o Sistema S vai destinar, na próxima semana, cestas básicas e kits de atendimentos para todos os municípios afetados pelas cheias.

   Durante as visitas, o senador lembrou que as bancadas federais de Pernambuco se somaram ao governo do Estado para liberar junto ao Ministério da Integração Nacional mais de R$ 20 milhões em recursos emergenciais, destinados para a compra de alimentos, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, entre outros donativos. Além disso, deputados e senadores repactuaram com a pasta os investimentos necessários para retomar obras de quatro barragens no Estado, que atualmente estão paralisadas. Em paralelo, o petebista afirmou que os parlamentares apoiaram uma ação, proposta por Armando, de liberar os saques do FGTS para atender as vítimas das cheias.

   “Temos o desafio de reconstruir as cidades afetadas pelas cheias e concluir o sistema de contenção das enchentes. Das cinco barragens prometidas em 2010, apenas uma foi finalizada. Se não fizermos essas obras estruturantes, a cada cinco anos vamos ficar submetidos a novas tragédias. Estamos mobilizados nessa hora para ajudar e somar esforços”, concluiu Armando. “Nessa hora, não existe adversários políticos. Temos que nos dar as mãos para que juntos possamos atuar em favor das pessoas que foram duramente atingidas pelas cheias”, completou.

José Accioly
Imprensa de Armando Monteiro
Tecnologia do Blogger.