some text

Implantação do eSocial nas empresas será tema de oficina em Caruaru

Promovida pela Fiepe, capacitação busca desmistificar e disseminar informações de maneira dinâmica para negócios de todos os portes se adequarem à nova sistemática 


Fernanda Carvalho (Jornalismo Oficina Comunicação)


   Inicia em julho a segunda etapa de implantação do eSocial, que contempla micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais que possuam empregados e segurados especiais. A partir deste momento, o sistema passa a ser obrigatório para todas as empresas privadas do País. Neste cenário, o período ainda é de adaptação e as empresas precisam estar preparadas para prestar as informações necessárias de maneira adequada. Por isso, a Fiepe realiza no Agreste a oficina eSocial, no dia 18 de julho, das 8h às 17h, com o objetivo de orientar os empreendimentos neste processo.

   O eSocial reúne obrigações fiscais, trabalhistas, tributárias e previdenciárias das empresas em um único sistema, que integra a rotina de milhões de trabalhadores e empregadores brasileiros. Os dados, que hoje são informados separadamente para cada órgão público, passam a ser prestados no ambiente digital, de uma só vez,  através da implantação do novo sistema, simplificando e uniformizando o cumprimento das obrigações acessórias empresariais. A transição resultará em mais controle e agilidade no processo de fiscalização das informações ficais e contábeis dos negócios. A previsão é de que sejam arrecadados cerca de R$ 20 milhões por ano com base na eliminação de erros na cobrança das obrigações empresariais.

   A Fiepe convidou o especialista Alberto Borges, com experiência na implantação do eSocial em empresas de grande porte e com certificação em gestão de processos (CBPP) pela ABPMP, para ministrar o treinamento. O consultor em gestão de pessoas, processos e projetos de mudança organizacional também tem MBA em Gestão Empresarial e especialização em Gerenciamento de Processos Educacionais. O instrutor irá abordar temas como a estrutura, a operação, o processo de implementação, o envio das informações e as mudanças referentes ao eSocial.

   As inscrições para participar da oficina podem ser feitas pelo site da Fiepe (www.fiepe.org.br), pelo e-mail regional.agreste@fiepe.org.br ou pelos telefones (81) 3722.5667 e (81) 99123.7888. O investimento é de R$ 165, que pode ser dividido em até 3x sem juros nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para indústrias associadas e para as demais, a cada cinco inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto. Para estudantes e idosos, o desconto é de 15% (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil). 
Tecnologia do Blogger.