some text

Vida de Assis Calixto em exposição no Sesc Ler Belo Jardim

A partir desta quinta a Galeria de Artes da Unidade estará aberta para visitação


Dupla Comunicação


ASSIS CALIXTO
Foto: Roberta Guimarães
   Nesta quinta (06/09) a partir das 19h30, será realizado o vernissage da exposição que apresenta a vida e obra de um dos mais respeitados artistas pernambucanos: Assis Calixto. A exposição “Assis Calixto – A Certeza e o Brinquedo” estará à mostra na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim. A visitação é gratuita e pode ser feita das 9h às 13h e das 14h às 18h, de segunda a sexta, até o dia 19 de outubro.

   Na exposição o público vai poder conferir esculturas, máscaras e instrumentos musicais produzidos com materiais naturais como troncos de madeira, couro, raízes, estopa e madeira de Mulungu. Além disso, há também vídeos, áudios de músicas autorais na voz do autor e instalações que representam o diálogo entre as atividades do dia a dia do artista com suas inspirações.

   Assis Calixto, mestre do Coco Raízes de Arcoverde, grupo que é referência desta manifestação artística conhecida em várias partes do mundo, apresenta um trabalho conceitual em que fala sobre a cidade sertaneja, seus ícones, identidade, a história e a estética do povo de Arcoverde. Assis é uma sumidade em seus saberes e fazeres populares, reconhecido como mestre da cultura popular.  É artesão e compositor, e em parte de sua criação ele utiliza materiais reciclados, dentre elas a criação e inserção do tamanco de madeira junto ao movimento do coco na cidade.

    “O Mestre Assis é essa invenção, é uma manifestação. A exposição é o reconhecimento, um laboratório de experiências sensoriais, educativas e, sobretudo, reflexivas. Calixto nos faz pensar para além destas paredes”, ressalta o curador da exposição, Rodolfo Araújo.

   Escolas, instituições e organizações não-governamentais podem realizar agendamentos pelo telefone (81) 3726-1576. O Sesc Ler Belo Jardim está localizado na Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, na Cohab II.

Outras atividades – Concomitante à abertura da exposição, o Sesc Ler Belo Jardim realizará o projeto “É cena”, que são trabalhos realizados pelos alunos das turmas de teatro da Unidade; e a apresentação da programação da Mostra de Artes Lagoa do Capim, que deve acontecer a partir do dia 24 deste mês em escolas, praças e comunidade quilombola da cidade.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.


Serviço

Exposição Assis Calixto – A certeza e o brinquedo:

Período da exposição: De 6 de setembro a 19 de outubro de 2018;
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h;
Local: Galeria de artes do Sesc Ler Belo Jardim – Rua Pedro Leite Cavalcante, s/n, Cohab II;
Entrada: Gratuita;
Classificação indicativa: Livre;
Informações: (81) 3726-1576.
Tecnologia do Blogger.