some text

Marília Arraes propõe convocação de Comissão Geral na Câmara sobre óleo nas praias nordestinas

   O vazamento de óleo no litoral do Nordeste já é considerado como um dos maiores crimes ambientais da história do Brasil. Até o momento, mais de 200 praias foram atingidas e cerca de mil toneladas do resíduo retiradas por voluntários e representantes de entidades ligadas ao Meio Ambiente. Com o objetivo de ampliar o debate com parlamentares de todo o País, propor soluções para o combate dos efeitos e investigar a origem do vazamento, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) apresentou duas propostas de ações legislativas: a transformação da sessão plenária da Câmara dos Deputados em Comissão Geral, para que o tema possa ser amplamente debatido entre parlamentares, especialistas e representantes dos mais diversos setores da sociedade e do Executivo e a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Brasileiro. 

   O requerimento para a convocação da Comissão Geral foi encaminhado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “É urgente que todas as instâncias se unam na busca por soluções e para a investigação do que de fato aconteceu. O que está acontecendo no Nordeste é um crime sem precedentes. É fundamental investigar a origem e punir os culpados”, afirmou a vice-líder do PT na Câmara. 

   A coleta de assinaturas para a instalação da Frente Parlamentar segue a todo o vapor e tem recebido o apoio de parlamentares de vários estados e legendas. “Hoje é o Nordeste que está vivendo os efeitos desse pesadelo. Mas amanhã pode ser qualquer outra região. Não podemos deixar que nosso litoral vire terra de ninguém”, destacou a deputada. A parlamentar encaminhou, ainda, dois requerimentos de informações: um para o Ministério do Meio Ambiente e outro para o Ministério da Defesa. Para ambas instituições foram pedidos esclarecimentos sobre as ações tomadas desde a identificação do início do problema, o planejamento para os próximos passos e as informações sobre a investigação das causas e dos responsáveis por este desastre.

   Em Pernambuco, o vazamento atingiu os municípios de Paulista, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Além do dano irreparável na fauna e flora desses lugares, o derramamento também prejudicará a economia e a rotina da população litorânea.

  

Assessoria de Comunicação de Marília Arraes
Tecnologia do Blogger.