some text

Atende em Casa é ampliado e chega a Tacaimbó

Foto: Bruna Costa/Esp.DP
Tacaimbó, no Agreste do estado, passou a fazer parte do Atende em Casa na última quarta-feira (8). As mais de 12,8 mil pessoas que vivem no município já podem, por meio do aplicativo, receber orientações em casos de quadros gripais, além de oferecer suporte emocional para a população com suspeita da Covid-19 que apresente sofrimento psíquico. Agora, são 177 municípios pernambucanos assistidos pela tecnologia, em todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres), beneficiando cerca de 9,4 milhões de pessoas (98,47% da população total do estado).

O Atende em Casa conta com mais de 88,1 mil usuários cadastrados. Ao todo, entre os usuários que passaram por teleorientação com profissional, mais de 9,9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,3 mil a permanecer em isolamento domiciliar. Até o momento, 126 teleacolhimentos foram realizados pela equipe de psicólogos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável pelos atendimentos em todo o estado com exceção do Recife, que atende seus próprios moradores.

O aplicativo, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela SES-PE para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do app, protocolos clínicos da Covid19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Além da teleorientação e do teleacolhimento, a ferramenta também passou a auxiliar os municípios pernambucanos no agendamento das testagens para a Covid-19 para o público prioritário para o exame. O objetivo é facilitar o acesso e apoiar os gestores municipais que desejarem aderir a essa funcionalidade. Os agendamentos serão realizados de acordo com a sintomatologia do usuário.

Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame preconizado para o caso, que pode ser o RT- PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido. Os municípios que não aderirem ou que ainda não estão com essa funcionalidade ativa podem realizar os testes utilizando seus próprios fluxos.


Diário de Pernambuco
Tecnologia do Blogger.