O prefeito eleito com a maior votação da história de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Gilvandro Estrela (DEM), e o seu vice, Dr. Meneco (SD), tomaram posse nesta sexta-feira, dia 1° de janeiro. O ato solene oficial ocorreu na área de lazer do Hotel Asa Branca. Em virtude das medidas de distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação da covid-19, excepcionalmente a solenidade foi realizada em um espaço maior e ao ar livre, respeitando todas as medidas preventivas contra o coronavírus, e não na Câmara de Municipal, como determina o regimento interno da Câmara.


Além de Gilvandro e Maneco, foram empossados também os 15 vereadores eleitos para a legislatura 2021/2024 e suplentes. De acordo com o Regimento Interno da Casa Custódio Ferreira Mergulhão, a sessão extraordinária foi presidida pelo vereador mais votado no pleito eleitoral, Zé Gury Jr. (PTB). Com 13 votos, o parlamentar José Lopes da Silveira (DEM), Zé Lopes, foi eleito o presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/2022.


Feliz e emocionado, Gilvandro Estrela parabenizou Zé Lopes e reafirmou o compromisso assumido em campanha, de trabalhar dia e noite para recolocar Belo Jardim em lugar de destaque no Estado. “O palanque foi desarmado, nós temos que cuidar de Belo Jardim, a cidade está entregue às baratas, a cidade está abandonada, mas com fé em Deus, tenha certeza, nós vamos resgata-la. Belo Jardim tem jeito, na verdade o que Belo Jardim precisa é de um prefeito que ame essa cidade e respeite o dinheiro do povo, que não faça da política, a politicagem, mas que trabalhe diuturnamente pensando no bem em resgatar uma cidade que tem um note nacional”, afirmou.


O prefeito falou, ainda, sobre os pilares do seu governo: honestidade, seriedade, compromisso e coragem. “Vamos com fé em Deus vencer essa guerra, a guerra da corrupção é maior do que a guerra do coronavírus, vamos transformar Belo Jardim com trabalho, dedicação, humildade e decência. Vamos em frente, o nosso nome é trabalho”, asseverou.


O vice-prefeito, Dr. Maneco, reforçou o compromisso do novo governo, em trabalhar incansavelmente pelo bem e para o progresso de Belo Jardim. “Tenho certeza que Belo Jardim terá dias melhores. A população pediu por mudança, e com certeza, essa mudança chegou. Precisamos da compreensão de vocês, não se muda, não se transforma um município em pouco tempo. Mas todos vocês vão perceber que Belo Jardim ficará no cenário principal do Agreste, entre as principais cidades”, disse.


Estiveram presentes na solenidade, também os novos secretários municipais, familiares dos empossados, autoridades e veículos de imprensa.


Posse de secretários


Na próxima segunda-feira (4), às 9h, serão empossados em ato oficial na Câmara de Vereadores, os secretários e secretárias municipais e também a nova presidência da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB) e Faculdade de Belo Jardim (FBJ). Confira a lista de titulares:


Secretaria de Educação, Tecnologia e Esportes – Marta de Medeiros Correia. 


Secretaria de Saúde – Aline Cordeiro Cavalcanti. 


Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – Francisco das Chagas Lino Lopes. 


Secretaria Especial da Mulher – Carmem Aparecida Guimarães Peixoto. 


Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social – Geraldo de Magela Silva. 


Controladoria Geral do Município – Severino Antônio. 


Gestão Pública – Laércio Roberto Lemos de Souza. 


Secretaria de Juventude – Letícia Maria da Silva Araújo Severo. 


Governo e Articulação Política – Joedna Souza Santos. 


Secretaria de Planejamento – Felipe Vieira. 


Autarquia de Trânsito – Coronel Souza. 


Belo Jardim Prev – Adelmo Monteiro. 


Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB) – Mercês Costa. 


Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo – Valdomiro Tenório. 


Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo – Maria Candida Moreira do Nascimento.


Créditos: Blog do Alberes Xavier