Pernambuco recebe neste sábado 84 mil doses da vacina que veio da Índia

 As doses da vacina da AstraZenec chegaram ao Brasil no final da tarde da sexta-feira, 22 de janeiro. E serão distribuídas aos estados ainda hoje (23)

Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Pernambuco deve receber neste sábado, 23 de janeiro, cerca de 84 mil doses da vacina da AstraZeneca, que chegaram ao Brasil no final da tarde da sexta-feira, 22 de janeiro. A informação foi passada pelo Secretário de Saúde do estado, André Longo, em entrevista a CNN Brasil na manhã deste sábado (23).

O avião da Emirates com os insumos chegou ao Aeroporto de Guarulhos no final da tarde da sexta-feira, 22 de janeiro, e logo depois partiu para até a Base Aérea do Galeão as 22h do mesmo dia.

As doses foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em Pernambuco, cerca de  27 mil doses da vacina da Coronavac, que foi produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, já foram recebidas e distribuidas aos municípios do estado.

A chegada das doses ao Brasil

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30 no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.Vacinas, Vacinas da AstraZeneca chegam ao Brasil

Para o recebimento da carga, estão presentes no local os ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. De lá, as vacinas serão encaminhadas para o Rio de Janeiro.

A carga vinda da Índia foi transportada em voo comercial da companhia Emirates. Após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.

De acordo com a Fiocruz, assim que chegarem à instituição, as vacinas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

A previsão é que esse processo seja realizado até manhã deste sábado, 23 de janeiro, por equipes treinadas em boas práticas de produção. As vacinas devem ser liberadas para distribuição no período da tarde. Pernambuco deve receber cerca de 84 mil doses dessa vacina.

Por: Portal de Prefeitura 

Tecnologia do Blogger.