Líder do Centrão e apoiado pelo Planalto, Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. Na foto, ele senta na principal cadeira da Casa depois da vitória nas urnas


O ministro Dias Toffoli , do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nessa 3ª feira (2.fev.2021) o prazo 10 dias para que o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), preste informações sobre a revogação do registro de um bloco para eleição da Mesa Diretora da Casa.


Líder do Centrão e apoiado pelo Planalto, Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados na 2ª feira (1º.fev.2021). Momentos depois de eleito, anulou o bloco que seu adversário na eleição, Baleia Rossi (MDB-SP), havia aglutinado e que daria a partidos aliados do emedebista 4 cargos na Mesa Diretora da Câmara.


O efeito prático da decisão de Lira era que dos 7 cargos titulares da Mesa (incluindo a presidência), 6 estariam com partidos de seu grupo.


O PDT, parte do bloco que apoiou Baleia, recorreu ao Supremo e pediu a anulação do ato do presidente da Câmara. Segundo a legenda, houve “abuso de autoridade”. 


A eleição da Mesa Diretora está marcada para esta 4ª feira (3.fev.2021), às 10h. (Do PODER360)


Créditos: Blog do Alberes Xavier