some text

Mostra de Cinema Poesia na Tela abre inscrições para oficinas

O evento será realizado de 21 a 23 de abril e será no formato remoto

Claudio Rodrigues (Staff Comunicação)


Já estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas da Mostra de Cinema Poesia na Tela, que será realizada de forma virtual de 21 a 23 de abril deste ano. Três formações estão sendo oferecidas nesta sexta edição da Mostra: Documentando, Poema em Movimento e Poesia Pajeuzeira. Os interessados devem fazer a inscrição no site  https://poesianatela.com.br/. Atenção que os períodos são diferentes. A Oficina Documentando é possível se inscrever até hoje (08/04) e as outras duas até o dia 13 de abril.

Documentando vai introduzir quem estiver participando da formação no universo da realização documental em vídeo, abordando questões técnicas e estruturais.  Poema em Movimento: os caminhos da Videopoesia é uma oficina que une literatura e imagem audiovisual. Entre as atividades, haverá exibição de obras audiovisuais, debates e um exercício prático. A terceira oficina é Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira que abordará “os diversos estilos poéticos que correm no leito do Rio Pajeú, entre eles: a trova, a sextilha, a setilha e a décima”, explicou a coordenadora pedagógica do evento Amanda Ramos. Todas as formações têm metade do número de inscrições reservada para os moradores de Tabira. 

Poesia na Tela – A Mostra de Cinema Poesia na Tela está em sua sexta edição, mas é a primeira vez que está sendo feita de forma remota por conta da pandemia da covid-19. As outras edições foram realizadas no município de Tabira, sertão pernambucano. Durante os três dias de realização do evento, será possível conferir os filmes selecionados no site  https://poesianatela.com.br/

Para selecionar os filmes que serão disponibilizados via streaming de 21 a 23 de abril, a curadoria é feita levando em consideração três aspectos. Filmes que tenham ligação com a poesia, ou documentam vida de poetisas e poetas ou são inspirados em poesia das pessoas do Sertão do Pajeú. Produções realizadas em oficinas de eventos audiovisuais da região, a exemplo da Mostra Pajeú do Cinema, o Festival de Cinema de Triunfo e No Meu Terreiro tem Arte. 

“E outro ponto para a curadoria são as produções que foram feitas aqui, filmes que não têm ligação direta com a poesia, mas contam a história da região. Um exemplo é o Bem Virá, um longa-metragem de Wilma Queiroz, de Afogados da Ingazeira, primeiro longa dirigido por uma mulher aqui no Sertão”, explicou o coordenador da Mostra Poesia na Tela, Devyd Santos.  Os filmes selecionados serão divulgados a partir do dia 14.


Oficina Documentando

Público-alvo: Pessoas interessadas em audiovisual a partir dos 16 anos. Não é necessário ter experiências prévias.

Carga horária: 21h

Vagas: 50, sendo 25 destinadas a residentes em Tabira/PE e 25 para o público em geral.

Período de Inscrição: 06 a 08 de Abril

Divulgação de Selecionades: 09 de Abril

*Realização da oficina: pelas plataformas classroom e meet. 


Oficina Poema em Movimento: os Caminhos da Videopoesia

Público-alvo: Estudantes, poetas, artistas, educadoras/es e demais pessoas interessadas em como relacionar poesia e imagem audiovisual. A partir de 14 anos.

Carga horária: 4h

Vagas: 25, sendo 13 destinadas a residentes em Tabira/PE e região do Pajeú; e 12 para o público em geral.

Período de Inscrição: 08 a 13 de Abril

Divulgação de Selecionades: 17 de Abril

Realização da oficina: 21 e 22 de abril, das 19h às 21h, pela plataforma meet.  


Oficina Um Passeio pela Poesia Pajeuzeira

Público-alvo: Pessoas interessadas em poesia e com idade a partir dos 12 anos.

Carga horária: 2h

Vagas: 20, sendo 10 destinadas a residentes em Tabira/PE e região do Pajeú; e 10 para o público em geral.

Período de Inscrição: 08 a 13 de Abril

Divulgação de Selecionades: 17 de Abril

Realização da oficina: 23 de abril, das 14h às 16h, pela plataforma meet.

Tecnologia do Blogger.