some text

Dia Internacional da Enfermagem: Coren – PE promove semana de lives para profissionais de saúde da linha de frente contra a Covid-19


Há mais de um ano, a categoria da enfermagem ganhou grande notoriedade no mundo, ao combater na linha de frente o coronavírus e variante. Nesta Pandemia, a classe de trabalhadores se dedica a cuidar da saúde da população, e ao mesmo tempo coloca em risco a própria vida, exposto a um vírus tão resistente. O papel do enfermeiro é de grande relevância para garantir a recuperação e o salvamento de vidas, seja nos hospitais ou instituições, por meio da assistência e cuidados médicos continuados ou não. 

Para comemorar a data, o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco - Coren – PE, fará Circuito de Lives entre os dias 12 a 20/05 pelo Instagram, sempre no mesmo horário, às 19h.  Segue abaixo a agenda.

12/05 A importância da Enfermagem na Espanha e no Brasil com conteúdo da Pandemia

Palest. Dr. Gilmar Júnior | Dr. Domingo Muñoz Arteaga

13/05 Refletindo a práxis da Enfermagem: O cuidado de “si” para o cuidar do “outro”

Palest. Raianne Monteiro Soares | Dr. Gidelson Gabriel Gomes

14/05 Liderança da Enfermagem no contexto da pandemia

Palest. Dra. Carmela Lília Espósito, Dra. Aracele Cavalcanti

15/05 Desafios para o Atendimento Pré Hospitalar no contexto de crise: Em que avançamos após um ano de pandemia.

Palest. Dr. Bruno de Luna Oliveira | Dr. Eduardo de Andrade Quintas

16/05 Qualidade e segurança do Paciente e a Enfermagem de Valor

Palest. Dr. Richardes de Souza Caúla |Dr. Marcos Antônio de Oliveira

17/05 Enfermagem Estética: Atuação do Enfermeiro especialista e perspectivas para o futuro

Palest. Dr. Mikael Silva dos Santos \ Dra. Suzana Costa

18/05 Marketing digital como ferramenta para o protagonista da Enfermagem

Palest. Dra. Marília Mendes dos Santos | Dr. José de Almir Alves

19/05 Lutas Clássicas da Enfermagem:  uma perspectiva ética e política

Palest. Dr. Lêimisson Leonardo Gravo, Dra. Thaíse Torres de Albuquerque.

De acordo com a Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, e professora convidada da Pós - Graduação da Faculdade Alpha,  Bruna de Souza Buarque, as condições de saúde no país são precárias e intensificaram-se com a Covid-19, os profissionais de saúde precisam lidar diariamente com a falta de equipamento de proteção individual (EPI), estrutura precária de suprimentos nas instituições assistenciais, além da baixa valorização salarial, agravada pela sobrecarga de trabalho para suprir suas necessidades de sobrevivência demandando excessivas horas de trabalho, restringindo a disponibilidade para capacitações, lazer e interação familiar. 

“A repercussão da pandemia recai não só na prática clínica, mas também nos serviços de gestão hospitalar, no ensino e pesquisa. No que se refere à gestão de enfermagem, a pandemia do Covid-19 gerou em novas contratações, necessidade de treinamento e dimensionamento de equipes para lidar com pacientes acometidos pelo coronavírus, organização dos recursos materiais, desenvolvimento de novos Protocolos Operacionais Padrão e fluxos de atendimento. Os profissionais de enfermagem têm sido incansáveis no enfrentamento da pandemia e como reconhecimento, espera-se que a profissão seja reconhecida e valorizada como merece na pós-pandemia”. Ressaltou a Enfermeira Bruna. 

Sobre a data: O Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro são celebrados simultaneamente, desde 1965. Porém a data só foi oficializada em 1974, após decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A data 12 de maio foi escolhida em homenagem a Florence Nightingale, considerada referência da enfermagem moderna.

Aos 17 anos, a jovem britânica decidiu ser enfermeira. Mas tarde, entre 1853 e 1856, quando o Reino Unido entrou na Guerra da Crimeia, ela foi para o campo de batalha para cuidar dos feridos. Já em 1860, Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo, na Inglaterra.

No Brasil a Enfermagem passou a ser comemorada a partir de 1938. Por isso, a data é celebrada como a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, comemorando também o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Enviado por Ana Macário

Tecnologia do Blogger.