some text

Ex-BBB Gil é alvo de ataque homofóbico de conselheiro do Sport e desabafa: 'Machuca muito'


O ex-BBB e doutorando em Economia Gilberto Nogueira foi alvo de um ataque homofóbico de um conselheiro do Sport Club do Recife (veja vídeo acima). Após serem vazados, os áudios de Flávio Koury em um grupo no WhatsApp viralizaram, nesta sexta-feira (14), e provocaram revolta nas redes sociais.

O conselheiro não gostou de um vídeo gravado no gramado da Ilha do Retiro, estádio de futebol do clube, em que Gil dança o "tchaki tchaki", coreografia que virou a marca registrada do ex-BBB no programa, no dia em que o economista foi homenageado pelo Sport.

Os áudios e as mensagens foram enviados em um grupo à parte, fora do ambiente oficial do clube, que reúne conselheiros e torcedores. Neles, Flávio Koury reclamou da ampla repercussão do vídeo da dança do ex-BBB dentro do estádio do Sport.

"1,2 milhões de visualizações. Arretado. 1,2 milhões de pessoas achando que o Sport só tem viado, só tem puto, só tem galinha, só tem bicha. É bom, muito bom, um marketing arretado. Vai vender a camisa, rapaz. A viadagem todinha vai comprar, vai ser lindo", disse Flávio Houry, na gravação.

Em um dos áudios vazados, o conselheiro fez críticas à dança de Gil. "Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, ou onde ele quisesse, eu não estava nem aí. Mas foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização. Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que a gente está vivendo. Esses tempos novos, é isso. Não tem mais respeito. [...] É a depravação", declarou o conselheiro na gravação.

O caso aconteceu às vésperas do Dia Internacional Contra a Homofobia, que é celebrado na segunda-feira (17). A hashtag #GilMereceRespeito figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter, com publicações pedindo a exclusão de Koury do Conselho do Sport.

Gil e a mãe se pronunciam

Chateado com essa situação, Gil se posicionou nas redes sociais. "Primeiro ataque homofóbico que me deparo após o BBB e posso garantir, ainda machuca MUITO! Mas sigo firme e providências serão tomadas. Tirando o dia off para não perder minha alegria por tudo que venho vivendo...... É muita dor!", postou no Twitter.

A mãe de Gil, a estudante de gastronomia Jacira Santana foi a primeira da família a receber os áudios do conselheiro. Foi ela que contou ao filho o que estava acontecendo.

"Eu tô muito triste, chorei bastante. Porque isso é um ataque homofóbico. Meu filho não fez nada de mais. Só fez o que todo mundo gosta que ele faça, que é brincar. Ele já tem um passado bem difícil com esses ataques e agora mais ataque e de uma pessoa esclarecida", contou a mãe de Gil.

Ao G1, ela disse que a família do ex-BBB já procurou um advogado e tomará as medidas necessárias para que o caso não fique impune. "Espero que a Justiça seja feita porque o meu filho não fez nenhum mal. Não vou esculhambar, maltratar ninguém, só quero que a Justiça seja feita", afirmou.

Pedido de expulsão

Responsável por vazar os áudios, o deputado estadual, e também conselheiro do Sport, Romero Albuquerque protocolou um pedido para que Flávio Koury seja expulso do quadro social do clube.

"Dei entrada no requerimento que pede a expulsão de Flávio. Divulguei porque, além do fato administrativo, ultrapassou a esfera criminal, é homofobia. Algo, na minha visão, muito grave. Acabei expondo outros conselheiros, mas não podia ser diferente meu posicionamento. Tinha que me manifestar para que essa atitude está errada", disse.

Resposta de Flávio Koury

Em outro áudio da conversa, que foi enviado ao Globo Esporte pelo próprio Flávio Koury, ele responde às críticas do conselheiro Romero Albuquerque, que classificou a fala do integrante como homofóbica. "O que eu disse é que eu não gosto é de putaria e não gosto mesmo não. Vocês tratem de não querer botar palavra na minha boca. Não admito isso", falou Koury.

Autor das ofensas, Koury afirmou que as falas foram tiradas de contexto, mas reiterou que se posicionou conta a dança feita por Gil na Ilha do Retiro.

"Não tem nada disso de homofobia. A conversa não era essa, eu só fui contra a história da dança. Na conversa, eu coloco: não tenho nada contra homossexual. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Ele tirou de contexto", contou.

O que diz o Sport

Por meio de nota, o Sport Club do Recife disse que o time é de todos e que o ex-BBB sempre será um legítimo representante das cores do time. “Um clube plural, do povo. Não segregamos quem ama o Sport. O amor que une nossa torcida ao clube é incondicional”, disse, na nota.

Também no comunicado, o time afirmou que o Sport e o Conselho Deliberativo estão tomando todas as providências “para que esse e todo e qualquer ato de preconceito seja devidamente penalizado”.

Nota da OAB

Em nota publicada no site oficial, a seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) declarou que "defende os princípios da pluralidade, da liberdade e, acima de tudo, do respeito como pilares na construção de uma sociedade justa e fraterna".

Ainda no texto, afirmou que "qualquer comportamento ou atitude que levantem a discriminação, de qualquer natureza, devem ser combatidos e repudiados".

A OAB também disse que este caso envolvendo o conselheiro do Sport e o ex-BBB "é, lamentavelmente, mais um capítulo da cultura de violência contra a comunidade LGBTI+" e "é, ainda, prova da necessidade de perseverar no enfrentamento a toda forma de preconceito".

No comunicado, a OAB-PE declarou que "se solidariza com os atingidos pelo episódio e informa que irá apurar a conduta do advogado inscrito em seus quadros", referindo-se ao conselheiro Flávio Koury.

Por: G1

Tecnologia do Blogger.