some text

Pernambuco recebe 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen e anuncia distribuição para mais municípios


Um novo lote com 106,2 mil doses de vacina contra Covid-19 da Janssen, que é de aplicação única, chegou a Pernambuco, neste sábado (3), e o governo estadual anunciou a ampliação de cidades que vão receber o imunizante. Também foram recebidas 124 mil unidades da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

A primeira remessa do imunizante da Janssen veio em uma quantidade menor do que a prevista inicialmente - chegaram 62.250, sendo que o previsto era quase o dobro.

Dessa nova remessa, que deve ser usada para vacinação por faixa etária, 56.350 são destinadas aos municípios do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, finalizando a quantidade que foi acordada através Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Como vieram mais unidades além da pactuação inicial da Secretaria de Saúde com as prefeituras, o saldo restante vai ser distribuído para o restante do protesto, segundo a superintendente de Imunização de Pernambuco, Ana Catarina Melo.

"Será distribuída para os seis municípios da CIB [Comissão Intergestora Bipartite] o restante das doses que foram pactuadas [da Janssen]. As doses que sobrarem nós vamos redistribuir para todos os municípios do estado", declarou Ana Catarina.

Após serem desembarcadas, as doses tanto da Janssen, quanto da AstraZeneca seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunização, na Zona Norte da capital. A partir do domingo (4), começam a ser distribuídas para as 12 gerências regionais de saúde, que ficam responsáveis pelo repasse aos municípios.

Na noite da sexta-feira (2), o estado recebeu outras 88.920 unidades da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19.

"A vacina da AstraZeneca vai tanto como dose 1, como dose 2. É importante que os municípios fiquem atentos para identificar a melhor utilização dessa vacina, respeitando as pautas. As vacinas da Pfizer vão todas como dose 1. Os públicos contemplados são trabalhadores industriais e população por faixa etária", apontou a superintendente.

Ana Catarina Melo reforçou que as cidades precisam fazer a gestão de estoque dos imunizantes, especialmente da AstraZeneca, para que os enviados para segunda dose sejam aplicados dessa forma, evitando desabastecimento futuro.

Desde a quarta-feira (30), foram recebidas cinco remessas de vacinas contra Convid-19, totalizando 483.850 unidades. Com isso, segundo o governo estadual, há imunizantes suficientes para primeiras doses de todos os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO).

Fonte: G1


Tecnologia do Blogger.