some text

Sesc realiza palestras e conversas sobre a representatividade da Mulher Negra


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, celebrados no dia 25 de julho, o Sesc, através de sua rede de bibliotecas, promove o “Festival Quariterê”, uma série de palestras e rodas de conversa que acontece de 29 a 31 de julho com transmissão pelo canal oficial do Sesc PE no Youtube (www.youtube.com/sescpernambuco). Em pauta, temas que têm a mulher preta no espaço de fala. A proposta é apresentar discussões sobre autoestima, identidade cultural negra, racismo e antirracismo, militância, representatividade negra nas artes, mulheres negras e empreendedorismo e representações de escritoras negras na literatura.

Na quinta (29), às 19h, tem um debate formativo sobre “A importância das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos espaços culturais e o Teatro de Matriz africana quanto acesso da mulher preta”, com a atriz, professora e pesquisadora Agrinez Melo; a pedagoga, professora, escritora e Doutora em Educação pela UFPE Dayse Moura; e o gerente de Cultura do Sesc/PE Rudimar Constâncio. A mediação será de Renata Ramos, bibliotecária do Sesc PE. Em seguida, às 20h, tem a live literária “A representação das escritoras negras na Literatura em Pernambuco”, com a escritora Inaldete Pinheiro de Andrade e a poetisa Odailta Alves, com mediação de Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru. 

Na sexta (30), às 19h, a programação conta com a palestra “Gastronomia Ancestral”, que vai contar com a chef Tayná Maísa, da Dùn Ajun Comedoria Artesanal – comidas diaspóricas e tradicionais, e apresentação de Adalberto Trajano, bibliotecário do Sesc Arcoverde. Na sequência, às 20h, a bibliotecária do Sesc Ler Goiana Danielle Nicássio conversa com Maria Claudia Silva, da Associação de Surdos de Arcoverde, sobre o tema “Relatos da resistência por uma sociedade mais inclusiva”.  

No sábado (31), duas atividades. A primeira às 9h, Thays Meirely, auxiliar de biblioteca do Sesc São Lourenço da Mata, apresenta o tema “Afro-Empreendedorismo na Literatura Negra para infância”, com a pedagoga e livreira independente antirracista Maria Cristina Tavares, a Maria Livreira; e a escritora, contadora de histórias e empreendedora social Kemla Batista. Às 10h, tem o “Sarau Infantil”, com Roma Júlia, pedagoga, contadora de histórias e empreendedora social, apresentado por Ana Carolina Silva, bibliotecária do Sesc Caruaru. 

O “Festival Quariterê” traz como narrativa a heroína negra Tereza de Benguela, que assumiu a liderança do Quilombo Quariterê, localizado no Vale do Guaporé, em Mato Grosso, no século XVIII, logo após a morte do seu companheiro José Piolho. A partir de 2014, de acordo com a Lei 12.987, de 2 de junho daquele ano, ficou determinado que o Dia Nacional de Tereza de Benguela passaria a ser comemorado no dia 25 de julho, junto com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Enviado por Claudio Rodrigues

Tecnologia do Blogger.