some text

Anvisa aprova vacina contra Covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos


A Anvisa aprovou, nesta quinta-feira (16), que crianças de 5 a 11 anos recebam a vacina da Pfizer contra a Covid. Mas o ministro Marcelo Queiroga disse que o governo ainda vai analisar a decisão.

A Anvisa levou em conta o resultado da vacinação de crianças com imunizantes da Pfizer nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul, Austrália e Holanda.

Só nos Estados Unidos, quase 5 milhões de crianças acima de 5 anos já tomaram uma dose da vacina. O diretor de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse que os dados mostraram que a vacina é segura e eficaz para as crianças.

Vacina contra Covid em crianças no Brasil: veja o que se sabe

“Com base nessa totalidade de evidências científicas disponíveis é que a gente entende que o número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reator de inicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população”, afirma Gustavo Mendes.

A decisão de autorizar o uso de vacinas para crianças a partir de 5 anos teve o apoio das sociedades brasileiras de Infectologia, Pediatria, Imunologia, Imunizações e Pneumologia.

“Os benefícios, sim, superam os riscos da vacina nas crianças de 5 a 11 anos. A carga da doença não é desprezível, a morte, a mortalidade dessas crianças nessa faixa etária é elevada”, explica Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, lembrou que cinco integrantes da diretoria sofreram ameaças para que a imunização de crianças não fosse autorizada. Ele criticou o movimento antivacina.

“O acirramento dessa violência antivacina vai num viés crescente e é importante que falemos enquanto há tempo, antes que eventuais ameaças, como essas e outras, se concretizem”, disse Barra Torres.

A vacina para crianças acima dos 5 anos tem uma dosagem três vezes menor do que a aplicada hoje nos adultos e crianças maiores de 12 anos. A concentração do RNA mensageiro também é mais baixa na vacina das crianças. O RNA é responsável por ensinar o sistema imunológico a reagir à infecção do vírus.

O imunizante virá num frasco diferente: com tampa de cor laranja, para evitar erros durante o manuseio pelas equipes de saúde. A Anvisa recomenda um intervalo de 21 dias entre as doses. As crianças só devem se vacinar contra outras doenças depois de 15 dias da vacina contra a Covid. A agência também recomenda que as crianças sejam vacinadas num espaço separado dos adultos.

A vacinação de crianças a partir dos 5 anos não tem data para começar. É que o imunizante infantil ainda não está disponível no Brasil. O governo contratou 100 milhões de doses da Pfizer para 2022. Esse contrato permite o envio de versões modificadas do imunizante, inclusive para crianças.

Horas depois da decisão da Anvisa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a aplicação das vacinas em crianças ainda depende de análise do ministério.

- Para 2021 não tem previsão então, ministro, dessas doses para crianças?, é questionado Queiroga.

“2021? Quantos dias faltam para 2021? Quanto tempo a Anvisa demorou para dar um posicionamento sobre essas doses? É preciso ser feita uma análise. A avaliação da Anvisa é uma avaliação. A avaliação que é feita pela Câmara Técnica do ministério é outra avaliação”, respondeu o ministro.

Diretor rebate Queiroga e diz que Anvisa já ouviu especialistas sobre vacinar crianças: 'Esperamos análise rápida'

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, ressaltou a importância de proteger também essa faixa etária.

“Nesse momento, as crianças são as únicas suscetíveis. E, sim, elas não são os grupos de maior risco, mas hoje são as mais afetadas, já que o resto da população está vacinada. Eu, como mãe de uma criança de 10 anos, não tenho dúvida de que vou vaciná-la, e não vejo a hora”, afirmou.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.