Itamaracá passa a exigir 'passaporte da vacina' contra Covid-19 para acesso a órgãos públicos municipais
A prefeitura de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, começou, nesta terça-feira (14), a exigir comprovante da vacina contra a Covid-19 para acesso aos edifícios públicos do município (veja detalhes mais abaixo). A medida foi determinada por um decreto do dia 6 de dezembro.
Segundo o decreto 050/2021, a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina, como é chamado o comprovante da aplicação das doses, é necessária para o acesso e permanência em todos os órgãos e repartições públicas do município.
Atualmente, Itamaracá vacina a população geral a partir de 12 anos (veja detalhes mais abaixo).É obrigatório que a população, para acesso aos edifícios, tenha tomado:
uma dose da Janssen ou duas dos outros imunizantes;
primeira dose de CoronaVac e ainda não completaram 28 dias para receber a segunda;
primeira aplicação de Pfizer ou AstraZeneca e não atingiram 60 dias para completar o esquema.
A comprovação pode ser feita através do cartão físico. A prefeitura informou que os moradores podem ter acesso à segunda via do cartão físico em qualquer posto de saúde do município.
Outra opção é o Conecte SUS, mas o sistema do governo federal está fora do ar há dias após um ataque hacker. Quando voltar a funcionar, o aplicativo pode ser usado como forma de mostrar que tomou as doses necessárias.
Fonte: G1
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