some text

Pernambuco lança programa para prevenção e tratamento do câncer de colo de útero


O Governo de Pernambuco lançou, ontem, o Programa Útero é Vida, realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A iniciativa busca atuar na prevenção e no tratamento do câncer de colo de útero.

Segundo dados do governo, uma mulher morre por dia no Estado vítima da doença e estima-se que no próximo ano ocorram 730 novos casos da doença em Pernambuco.

O programa, que conta com investimento na ordem de R$ 6 milhões, inclui o desenvolvimento de teste de diagnóstico do tipo RT-PCR, para identificar o vírus HPV, que em seus graus de risco é o causador do câncer de colo.

A metodologia também é utilizada para a identificação de casos de Covid-19 e a previsão é de que as máquinas adquiridas na pandemia sejam também utilizadas para a nova proposta.

De acordo com o Governo do Estado, os novos testes, desenvolvidos por instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), devem ser validados em 2022 a partir de 1500 amostras.

Atuam na ação o Instituto de Pesquisas de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade de São Paulo (USP).

Também no próximo ano deve ser iniciado um projeto piloto com 80 mil mulheres, sendo 60 mil moradoras do Recife e 20 mil residentes em oito municípios da Mata Sul (Cortês, Amaraji, Lagoa dos Gatos, Ribeirão, Primavera, Tamandaré, São Benedito do Sul e Barreiros).

Segundo a médica ginecologista Letícia Katz, servidora da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e consultora local SES/OPAS, a região foi escolhida por possuir maiores índices de casos de câncer de colo e óbitos em razão da doença.

“Com o programa, nós vamos acompanhar a mulher desde o momento do exame até o tratamento”, comentou.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou que, caso descoberto em estágio inicial, esse tipo de câncer é totalmente curável.

“Em Pernambuco, temos indicadores e números insatisfatórios, com uma pernambucana morta a cada dia. Existe uma grande necessidade do exame de rastreamento”, disse.

“É uma doença prevenível, que deveria já estar com um controle melhor, e a gente está ousando dizer que a gente quer erradicar, sim, o câncer de colo de útero em Pernambuco até 2030”, afirmou.

O governador do Estado, Paulo Câmara, frisou o caráter preventivo do programa. “Com prevenção e diagnóstico precoce essa doença tem cura. Então, o esforço vai ser esse. Nós vamos trabalhar muito, nós vamos de imediato ir às regiões onde esses índices estão mais elevados, como a Mata Sul”, disse.  

“Eu não tenho nenhuma dúvida de que a gente vai ter condições, com esse planejamento, com essa integração, com essas instituições que têm serviços prestados não apenas ao Brasil mas ao mundo, instituições que querem ajudar a nós todos a enfrentarmos isso e enfrentarmos da forma certa, com a ciência, com equipamentos modernos, e com a condição de chegar aonde precisa chegar para fazer o diagnóstico, fazer o tratamento e curar as pessoas”, acrescentou.

Fonte: Folha PE

Tecnologia do Blogger.