some text

TRE retoma atendimento presencial em centrais e cartórios eleitorais de Pernambuco


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) retomou, nesta sexta-feira (7), o atendimento presencial nas centrais e cartórios eleitorais do estado, suspenso desde o começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020 (veja vídeo acima).

Para ser atendido presencialmente, o eleitor deve realizar antes agendamento através do site do TRE. Além disso, no dia marcado, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, alertou o tribunal.

A única central que não reabriu nesta sexta-feira foi a de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, que passa por obras e tem previsão de reabrir apenas em 15 de janeiro. O TRE apontou, no entanto, que o eleitor do município pode agendar atendimento para outros cartórios e centrais.

Apesar da retomada do serviço nos cartórios e centrais, segue sendo possível resolver pendências junto à Justiça Eleitoral pela internet. O TRE oferece transferência de domicílio eleitoral, pagamento de multas, emissão de certificados, entre outros serviços, através da página de atendimento remoto.

"Pela internet, o mesmo serviço está sendo ofertado porque a biometria está suspensa. Como não tem necessidade de fotografia, assinatura digital, a coleta é de informações e documentos, o que pode ser feito pela internet", declarou o diretor-geral do TRE no estado, Orson Lemos.

Na Central de Atendimento do Eleitor do Forte das Cinco Pontas, no Recife, há capacidade de atender até 400 pessoas por dia. Nesse primeiro dia, cerca de 180 pessoas agendaram para serem atendidas no local.

Eleições em 2022

Neste ano, eleitores votam para escolher presidente, governador, deputados estadual e federal, além de senador (saiba mais no vídeo abaixo). O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno, onde houver, em 30 de outubro (veja aqui mais datas do calendário eleitoral).

O cadastro eleitoral é fechado no dia 4 de maio, ou seja, esse é o prazo para solicitar a emissão da primeira via, transferência, atualização ou regularização do título de eleitor e estar com o documento pronto para exercer o direito de voto. Depois do fechamento do cadastro, essas pendências só podem ser resolvidas após as eleições.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.