some text

Pernambuco e o Recife ainda não decidiram se carnaval será feriado, ponto facultativo ou dia útil


Em meio aos altos índices de Covid-19, o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife ainda não definiram se o carnaval de 2022 será feriado, ponto facultativo ou dia útil. Não há lei estadual ou federal que determine o feriado e, por isso, quem decide normalmente é o Executivo estadual.

Não há, no entanto, até esta segunda-feira (31), um posicionamento oficial do governador Paulo Câmara (PSB). Neste ano, o carnaval ocorre entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março.

Normalmente, em Pernambuco, somente a terça-feira de carnaval é feriado. Neste ano, a data cai no dia 1º de março. No Recife, a prefeitura informou que a decisão é atribuição do estado e que "as prefeituras seguem o que é determinado pelo governo estadual".

No dia 5 de janeiro, a prefeitura do Recife decidiu suspender o carnaval de rua, por causa da piora da pandemia e da disseminação da Influenza A H3N2. Entretanto, a gestão afirmou que a festa poderia ser realizada em outro momento do ano, a depender da situação sanitária.

A previsão era de que o governo anunciasse até o fim de janeiro qual seria o procedimento adotado sobre o carnaval, com o fim das medidas restritivas adotadas no início do mês.

Na quinta-feira (27), o estado prorrogou até 14 de fevereiro as atuais regras sanitárias e anunciou um auxílio financeiro para artistas e grupos de carnaval, sem suspender oficialmente a festa. Somente depois desse prazo é que o governo deverá emitir um novo pronunciamento.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.