some text

Mais de 420 mil estudantes voltam às aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco


Mais de 420 mil estudantes voltam às aulas presenciais, nesta terça-feira (1º), nas 2.437 escolas particulares de Pernambuco (veja vídeo acima). O retorno ocorre em meio à piora da pandemia e recordes de casos da Covid-19, devido à disseminação da variante ômicron do novo coronavírus.

Nas escolas estaduais, o retorno às aulas acontece na quinta-feira (3). A expectativa do governo de Pernambuco é de que a maioria das crianças comecem o ano letivo com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

Na rede particular, atuam cerca de 30 mil professores, de acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.

"Nossa expectativa de presença nesta primeira semana é acima dos 90% dos alunos do ensino infantil ao médio. Na próxima semana, a tendência será de aproximar-nos dos 100% no presencial", afirmou o presidente do Sinepe.

Na capital pernambucana, a volta às aulas das escolas particulares costuma impactar o trânsito nos arredores dos colégios. Por isso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou a Operação Volta às Aulas, com atividades educativas e de organização do tráfego em mais de 40 locais.

Em Olinda, ao todo, há 379 escolas, sendo 247 particulares, 89 municipais, 42 estaduais e uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade informou que trabalha para otimizar o trânsito em grandes avenidas, nos horários de pico.

Os agentes de trânsito ficam em locais estratégicos, como a Rua do Sol, uma das entradas da cidade. Diferentemente da rede privada, a prefeitura decidiu adiar as aulas presenciais. Na rede municipal, o retorno das aulas foi adiado para a segunda-feira (7) e ocorrem em formato remoto até, pelo menos, o dia 15 de fevereiro.

Em Olinda, Lilian levou o filho, Guilherme, de 9 anos, ao Colégio Dom. Segundo a mãe, ele deve receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em breve. Mesmo assim, ela disse que se sente segura para levá-lo às aulas. "A gente já trouxe ele desde o ano passado e deu tudo certo. Ele nem dormiu", disse Lilian.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.