some text

Arqueólogos fazem estudo de licenciamento ambiental em Tacaimbó/PE

A Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

Energia Solar Fotovoltaica é hoje um dos maiores ramos de geração de energia elétrica de grande escala no Brasil. Já somos um dos 15 maiores produtores deste tipo de energia no mundo. Em Pernambuco, ela já é uma realidade, dada a grande irradiação solar no estado. O município de Tacaimbó/PE não está de fora desse cenário nacional. A empresa SOLAR TECNOLOGIA LTDA., do grupo Eólica Tecnologia Ltda. está desenvolvendo um parque de energia fotovoltaica no município (Complexo Solar Boa Hora), que promete gerar ainda mais energia para o estado.

Nos últimos dois anos, como consequência do licenciamento ambiental do empreendimento, foram realizados 03 estudos arqueológicos para verificar se nas áreas onde os parques de geração de energia solar seriam implantados, haviam ou não sítios arqueológicos. Sítios arqueológicos são os locais com resquícios que contem a história de antigos moradores através das coisas. Esse tipo de estudo é solicitado porque o Brasil é um país muito rico de vestígios que contam a história dos primeiros habitantes de suas terras, sejam eles colonizadores ou indígenas. 

O município de Tacaimbó/PE, por exemplo, tem dois sítios arqueológicos conhecidos pelos arqueólogos. O sítio Furna da Janela é um sítio Pré-colonial descoberto pelos pesquisadores no “Projeto Patrimônio Arqueológico Pré-Histórico do Agreste Pernambucano: fronteiras de valorização”, por Claristella Alves dos Santos, em 1899. O sítio Cachorro I é um local onde foram encontradas pinturas rupestres e também foi descoberto neste mesmo projeto dos anos 1980.

Arte Rupestre na Furna do Estrago 1 EMPETUR. Inventário do Potencial Turístico de Pernambuco. 2002, CD-ROM. Windows 95

Nos estudos arqueológicos nas áreas do Complexo Solar Boa Hora não foram descobertos outros sítios arqueológicos, mas os arqueólogos constaram o potencial arqueológico do município através de observações diversas do local. “Tacaimbó/PE em sí tem poucos sítios arqueológicos cadastrados, mas isso se dá pela pouca quantidade de estudos no município. O local onde o parque fotovoltaico será implantado tem algumas diferenças dos locais onde estes sítios são mais encontrados na região do Agreste Pernambucano. No entanto, a região tem muitos sítios arqueológicos já conhecidos o que nos faz crer que em Tacaimbó/PE também há. Acreditamos que há muitos sítios históricos dos primeiros habitantes no pós-colonização e sítios indígenas com pinturas rupestres, pedras lascadas (material lítico) e cerâmica. Em Brejo da Madre de Deus/PE, por exemplo, são dezenas de sítios arqueológicos já conhecidos. Certamente, mais sítios arqueológicos aparecerão em Tacaimbó/PE ao longo do tempo”, afirmou Ítalo Barbosa, o arqueólogo coordenador do estudo.

Você conhece sítios arqueológicos no município? Avise ao IPHAN: (81) 3228-3011 ou iphan-pe@gmail.com

Baixe o material educativo produzido pela empresa que realizou o licenciamento arqueológico os empreendimentos aqui:























Tecnologia do Blogger.