Emprel passa a atuar como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT)
A mudança fortalece o papel da Emprel como articuladora da transformação digital da cidade, ampliando sua capacidade de investir, pesquisar, inovar e cocriar soluções com startups, universidades, centros de pesquisa e o setor privado, tendo sempre como foco o interesse público e o bem-estar da população. “Esse reconhecimento chancela uma mudança que já vínhamos estruturando. A Emprel já operava como uma ICT na prática, sendo referência nacional em inovação pública. Agora, com o respaldo jurídico, ampliamos as possibilidades de atuação com mais autonomia, mais parceiros e mais impacto. É uma conquista para o Recife, que reafirma sua liderança em transformação digital no setor público”, destaca o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha.
“Através de parcerias estratégicas que surgiram com os ciclos do EITA! Recife, com experimentação urbana através do EITA! Labs, e os contratos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, como a parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Emprel já desenvolvia processos que envolvem pesquisa científica, desenvolvimento experimental e inovação tecnológica, com o objetivo de melhorar a competitividade de empresas e instituições, impulsionar o progresso tecnológico e solucionar desafios da sociedade e do mercado”, destaca Cunha.
A Emprel é responsável por diversas plataformas e sistemas que modernizam a gestão pública e facilitam o acesso da população a serviços essenciais, como o Conecta Recife, GO Recife (emprego, renda e empreendedorismo), plataforma Coreto, Conecta Zap, CredPop, digitalização do SUS municipal, ferramentas de gestão para a educação pública, além de soluções de atendimento social como o agendamento digital do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Sermos, agora, uma ICT representa não apenas uma conquista jurídica, mas um salto estratégico para consolidar a Emprel como motor da inovação pública no Recife. Nossa missão é clara: usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantir serviços eficientes e promover inclusão. A partir de agora, podemos estabelecer parcerias mais amplas, criar laboratórios de inovação, investir em pesquisa aplicada e colaborar com empresas que desenvolvam soluções voltadas para as prioridades da cidade, como saúde, educação, mobilidade e assistência social”, afirma Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
Agora, como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), a Emprel fortalece também seus objetivos institucionais, que incluem:
* Garantir a integridade e a segurança da base de dados do governo municipal, considerada patrimônio público intangível;
* Propor diretrizes e padrões tecnológicos para integração e portabilidade entre sistemas municipais;
* Oferecer soluções em TI sob medida para cada órgão da Prefeitura, com foco em escalabilidade e eficiência;
* Manter infraestrutura crítica, como Data Center, para garantir o funcionamento contínuo de serviços essenciais;
* Promover a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos na área de tecnologia;
* Estimular a formação de profissionais com programas como residência em software, estágio e capacitação técnica;
* Atuar na inclusão digital, democratizando o acesso à informação e fortalecendo a comunicação entre governo e sociedade;
* Apoiar a economia popular com plataformas digitais de microcrédito e geração de renda.
Com o novo status, a Emprel poderá, ainda, captar recursos federais e atuar como proponente em chamadas públicas de fomento à inovação, como editais da FINEP, CNPq, Embrapii e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), ampliando a capacidade de investimento da empresa sem depender exclusivamente do orçamento municipal.
Além disso, o novo arcabouço legal permite à Emprel operar de forma mais estratégica na comercialização de soluções, criando alternativas de autossustentabilidade financeira. Essas soluções já estão disponíveis no Marketplace da Emprel: https://solucoes.emprel.gov.br.
Enviado por Irína Terezo
Post a Comment