some text

Cidades pernambucanas recebem cursos gratuitos do NTCPE


Para fortalecer a produção da indústria da moda de Pernambuco, é fundamental contar com ferramentas que contribuam para o aprimoramento dos processos e a qualificação da mão de obra. Com esse propósito, o NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco, através do Marco Pernambucano da Moda da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, realiza mensalmente cursos gratuitos voltados ao fortalecimento do setor e consolidação dos empreendimentos do estado.

No mês de julho, o ciclo de formações contempla os municípios de Olinda, na RMR, Agrestina, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Jataúba, João Alfredo, Limoeiro, Passira, Salgadinho e São Caetano, no Agreste, e Gameleira, na Mata Sul. Informações sobre datas, horários e locais das aulas estão disponíveis no site www.ntcpe.org.br e no perfil oficial do Núcleo no Instagram (@marcopemodantcpe).

Em Olinda, os cursos acontecem na unidade do NTCPE, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro. Serão ofertadas as formações em Moda Circular: Confecção de Bolsas com Resíduos, de 22 a 24, e em Estamparia com Serigrafia, nos dias 30 e 31.

Em Caruaru, as capacitações ocorrem em diferentes polos da cidade. Na unidade do NTCPE, no bairro Maurício de Nassau, serão realizados os cursos de Modelagem Avançada e Pilotagem de Peças de Vestuário, de 16 a 31.

No Centro de Qualificação Profissional da Mulher e na Secretaria de Ação Social (Rosanópolis e Salgado), respectivamente, estão previstas turmas de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulos básico e avançado), de 7 a 18 e de 21 de julho a 1º de agosto, além de Estamparia com Serigrafia, dias 28 e 29, e de Modelagem Plana (módulo básico), de 21 de julho a 1º de agosto.

 E em parceria com a Prefeitura de Chã Grande, o Núcleo realiza o curso de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico), de 16 a 31, para alunos da cidade. As aulas serão na sede do NTC, em Caruaru.

 Na cidade de Agrestina, o curso de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico) será ofertado no Centro da Mulher, de 16 a 31. Já em Bezerros, a mesma formação acontece no Espaço Oportunidade, de 7 a 18. Em Brejo da Madre de Deus, a Sala do Empreendedor sedia o curso de Manutenção de Máquinas de Costura Industrial, de 21 a 25.

Em Jataúba, o CVT (Centro Vocacional Tecnológico) sedia o curso de Desenvolvimento de Coleção com Tecidos Sustentáveis, nos dias 29 e 30. João Alfredo terá turmas de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulos intermediário e avançado), com aulas no Espaço Avança João Alfredo, de 7 a 18.

Limoeiro terá a formação em Modelagem Plana (módulo básico), no Instituto Padre Luís Cechin, de 16 a 31. Na cidade de Passira, o CVT sediará duas turmas de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico), de 21 de julho a 1º de agosto. 

Em Salgadinho, a Cooperativa de Mulheres será o local das aulas de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo avançado), com foco em vestido infantil, de 21 de julho a 1º de agosto.

São Caetano contará com duas capacitações no CVT: uma em Modelagem Plana (módulo intermediário), de 21 de julho a 1º de agosto, e outra sobre Formação de Preço de Venda e seu Impacto nos Resultados em Produtos de Moda, de 28 a 31.

Gameleira terá duas turmas do curso de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulos básico e intermediário), no Centro de Treinamento, de 21 de julho a 1º de agosto.

O diretor-presidente do NTCPE, Pedro Miranda, destaca que "as formações têm como propósito oferecer qualificação técnica e criativa, com o suporte de instrutores especializados, promovendo a competitividade das marcas locais e o fortalecimento do ecossistema da moda no estado".

NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).

Foto: Prostooleh para Freepik
Enviado por Claudio Rodrigues
Tecnologia do Blogger.