some text

Alagamentos e fortes chuvas paralisam linhas do Metrô e fecham três terminais de ônibus e shoppings no Grande Recife


Além de deixar dezenas de mortos, as fortes chuvas que atingem o Grande Recife afetaram o funcionamento do sistema público de transporte. As linhas Sul, Centro e Diesel tiveram o funcionamento paralisado e três terminais integrados de ônibus ficaram sem funcionar desde a manhã deste sábado (28).

Shoppings da Região Metropolitana não abriram as portas e um deles teve uma das áreas internas alagadas.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o cancelamento da operação das linhas do metrô foi necessário por segurança, por causa dos pontos de alagamentos dentro do sistema. Não há previsão para retorno.

A água invadiu a Estação Coqueiral, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. A linha férrea, por onde passa o metrô, foi tomada pela água. Passageiros registraram a situação e enviaram vídeos para o WhatsApp da TV Globo (veja vídeo acima).

A entrada da Estação do Barro, na Zona Oeste do Recife, ficou alagada. Na manhã deste sábado (28), na Estação Joana Bezerra, na área central da capital pernambucana, os passageiros cansaram de esperar pelo metrô, desceram pela plataforma e foram caminhando pelos trilhos.

LEIA TAMBÉM

Sobe para 33 nº de mortos pelas chuvas no Grande Recife; só neste sábado, foram 28 óbitos

Alto risco de alagamentos, inundações e deslizamentos continua até domingo, alerta Inmet

Os três terminais integrados localizados no Grande Recife que estão sem funcionar desde o início da manhã deste sábado (28) devido aos alagamentos por causa das fortes chuvas são os de Igarassu, o de Abreu e Lima e o Pelópidas Silveira, em Paulista.

A água da chuva invadiu o Shopping Recife, localizado no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste sábado (28). Durante a manhã, funcionários tentavam tirar a água utilizando escorredores. De acordo com a assessoria do shopping, o alagamento aconteceu em um ponto da quarta etapa do centro de compras e o problema foi resolvido pela equipe de operações (veja vídeo abaixo).

Além do Shopping Recife, também não abrem as portas neste sábado (28) o Plaza, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte da cidade; o RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul; e o Tacaruna, no limite entre Olinda e a capital pernambucana.

Orientações do Corpo de Bombeiros

Em entrevista ao NE1, o coronel Coutinho, comandante do Corpo de Bombeiros, falou sobre o trabalho da corporação neste sábado (28).

"O Corpo de Bombeiros está trabalhando, neste momento, em 11 ocorrências de deslizamentos não só no Recife, como na Região Metropolitana, na Zona da Mata e até no Agreste. Essas ocorrências são muito graves. A gente vem com um índice pluviométrico muito alto desde quarta-feira. Estamos também com dez viaturas extras mais botes e embarcações de forma geral tentado ajudar a população da melhor forma possível", declarou.

Ele também deu orientações para a população neste dia de chuvas fortes, alagamentos e mortes, além de lembrar que os moradores podem ligar para o 193, número do Corpo de Bombeiros.

"Procure um local seguro. Em caso de chuva, evite sair de casa, se não for evidentemente necessário. Evite utilizar equipamentos eletrônicos que não sejam necessários, pois existe o risco de choque elétrico e a parede pode estar vazando corrente. Isso é um risco muito grande. Evite utilizar elevadores quando estiver chovendo”, disse.

Mortes devido às chuvas

Subiu para 33 o número de mortes provocadas pelas chuvas no Grande Recife nesta semana. Foram 22 óbitos no Recife, seis em Camaragibe, quatro em Olinda e uma em Jaboatão dos Guararapes.

Desse total, foram identificadas as seguintes vítimas:

José Cláudio da Silva: 62 anos - soterrado em deslizamento de barreira no Córrego do Abacate, no bairro de Águas Compridas, em Olinda.

Aureogildo Antônio de Vasconcelos Júnior: 36 anos: caiu num canal na Avenida Presidente Kennedy, no bairro, em Olinda.

Rosemary Oliveira da Silva: 44 anos, e Sérgio Pimentel dos Santos, de 54 anos: soterrados em deslizamento de barreira no Córrego do Abacaxi, no bairro de Caixa D'Água, em Olinda.

Alex Rodrigo da Luz: 41 anos, foi arrastado pela correnteza enquanto tentava resgatar um cavalo em uma rua alagada no Conjunto Muribeca, em Jaboatão.

Claudemir Barbosa: 18 anos, morreu soterrado após o deslizamento de uma barreira na Rua Padre Antônio Prado, no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, por volta das 4h. O corpo do jovem foi encontrado por volta das 9h.

Luciano José de Santana: 47 anos, morreu soterrado após um deslizamento de barreira no Sítio dos Pintos, na Zona Oeste do Recife, por volta da meia-noite e meia.

Como acionar a Defesa Civil

A Central de Operações da Secretaria de Defesa Civil do estado (Codecipe) mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. Confira, abaixo, como contatar as defesas civis municipais:

Abreu e Lima: (81) 99933.6380

Araçoiaba: (81) 3543.8983

Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531

Camaragibe: (81) 2129.9564, (81) 99945.3015 e 153

Igarassu: (81) 99460-9073

Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199

Ipojuca: (81) 99231.8607 (telefone e WhatsApp)

Itapissuma: (81) 98844-5216

Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655

Moreno: (81) 98299.0974 e (81) 98128.2018

Olinda: (81) 99266.5307

Paulista: 153

Recife: 0800.081.3400

São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407

Abrigos de emergência

A Secretaria de Educação do Recife disponibilizou 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. São elas:

Escola Municipal Célia Arraes (Várzea)

Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga)

Escola Municipal Casarão do Barbalho (Detran)

Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba)

Escola Municipal Mathias Delgado (Jardim São Paulo)

Escola Municipal Água Fria (Passarinho)

Escola Municipal Campina do Barreto (Passarinho)

Escola Municipal Marluce Santiago (Passarinho)

Escola Municipal Alto da Bela Vista (Alto da Bela Vista)

Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro)

Creche Santa Luzia (Torre)

Creche Rosa Selvagem (UR-7/Várzea)

Creche Miguel Arraes (Roda de Fogo)

A Secretaria de Educação de Pernambuco abriu dois locais para receber as famílias que necessitam de abrigo: Escola De Referência Silva Jardim (Monteiro) e Escola De Referência Jarbas Pernambucano (Cajueiro).

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.