some text

Em Pernambuco, setor de serviços registra avanço de 2,4% em março


Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12), a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) apontou um crescimento de 2,4% no volume de serviços em Pernambuco durante o mês de março. Com o resultado, o estado recupera a perda registrada em fevereiro, quando o setor acumulou uma retração de -0,8%. O desempenho pernambucano superou a média brasileira para o mesmo período, 1,7%. 

De acordo com o IBGE, dos cinco grupos de serviços pesquisados, apenas os serviços de informação e comunicação apresentaram retração, 0,3%, se mantendo próximo a estabilidade. Entre os resultados positivos, o destaque ficou com o grupo de serviços prestados às famílias, que cresceu 48,7% no estado. 

“Esse grupo de serviços, que inclui hotéis, restaurantes, cuidados pessoais e entretenimento em geral,  foi o mais impactado pela pandemia e isolamento social, por se tratar de serviços que exigem a presença física do consumidor para a prestação”, observou a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

Em comparação com março de 2021, o resultado também é positivo, com alta de 21,5%. Já no acumulado do ano, o volume  subiu 14%. Com relação ao acumulado nos últimos doze, a evolução do setor ficou em 16,8%. 

Atividades turísticas 

Em março de 2022, o índice de atividades turísticas apontou expansão de 5,9% em comparação com o mês de fevereiro. No acumulado do ano, o setor também acumula resultados positivos, com avanço de 33,9%. No Brasil, durante o mês de março, os estados que registraram maior aumento no volume de atividades turísticas foram São Paulo (7,0%), seguido por Bahia (8,0%), Santa Catarina (11,8%) e Rio de Janeiro (2,9%). 

Fonte: Diário de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.