some text

Pernambuco lança edital para bolsas na área da saúde; entenda


O Governo de Pernambuco lança, na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE), os editais do Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE), em níveis superior e técnico. A iniciativa oferta bolsas de estudo integrais em instituições privadas para alunos que fizeram todo o ensino médio na rede pública estadual ou na rede privada como bolsista integral. Neste ano, serão oferecidas 99 vagas para o ensino superior, um incremento de 103% em relação ao certame passado. Já para o nível técnico serão ofertadas 159 bolsas. As bolsas dos dois editais correspondem a um investimento na ordem de R$ 16 milhões em mensalidades. As inscrições já iniciam nesta terça (24) e seguem até o dia 6 de junho, para os cursos de graduação e até 10 de junho para os cursos técnicos em saúde. Os interessados podem se inscrever pelo site formasus.saude.pe.gov.br.

"O Governo de Pernambuco tem um compromisso firmado na ampliação do acesso dos estudantes pernambucanos oriundos de escolas públicas ao ensino na área da saúde. O FormaSUS-PE é uma ação pioneira na área, que vem formando trabalhadoras e trabalhadores capacitados para atuar nos mais diversos serviços. Desde sua criação, o programa já disponibilizou mais de 1,9 mil bolsas de estudo", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Em caso de dúvidas, o candidato pode consultar o documento “Dúvidas Frequentes” disponibilizado no próprio site ou mandar o questionamento para o e-mail formasus.saude.pe@gmail.com.

BOLSAS INTEGRAIS

As bolsas integrais de estudo ofertadas no processo seletivo ensino superior são dos cursos de medicina (24), enfermagem (57), farmácia (2), fisioterapia (14), nutrição (1) e odontologia (1). As vagas estão distribuídas em 24 instituições de ensino, localizadas em oito municípios de cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres): I Geres, (Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes), II Geres (Nazaré da Mata), III Geres (Escada) e IV Geres (Caruaru e Belo Jardim).

INSCRIÇÃO

Para participar do processo seletivo do nível superior, os candidatos precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, 2020 ou 2021, além de ter obtido média geral igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Para o ensino técnico serão ofertadas 159 bolsas, distribuídas nos seguintes cursos: técnico em enfermagem (145), técnico em radiologia (12) e técnico em análises clínicas (2). As vagas estão espalhadas por 44 instituições de ensino, localizadas em 20 municípios nas 12 regionais de saúde: I Geres, (Recife, Olinda, Vitória de Stº Antão, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes), II Geres (Carpina e Limoeiro), III Geres (Escada e Palmares), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns), VI Geres (Arcoverde), VII Geres (Salgueiro), VIII Geres (Petrolina), IX Geres (Ouricuri), X Geres (Afogados da Ingazeira), XI Geres (Serra Talhada) e XII Geres (Goiana).

Para inscrição nos cursos de Ensino Técnico, o candidato deve anexar os seguintes documentos: Ficha 19 como Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Ensino Médio. No caso do candidato que cursou o Ensino Médio em instituição privada também é necessário anexar a Declaração de Bolsista Integral.

RESULTADOS

O resultado final do FormaSUS-PE nível superior deverá ser divulgado em 6 de julho. Já o resultado final do ensino técnico deve ser lançado no dia 8 de julho. O período de matrículas dos dois certames deve ocorrer de 13 a 15 de julho. O início das aulas será no semestre letivo subsequente ao resultado do processo seletivo, de acordo com o calendário de cada instituição.

ENTENDA

O programa foi criado em 2011 por meio de Decreto Estadual nº 37.297, de 20 de 0utubro de 2011, que instituiu o Programa de Bolsas para os Cursos Técnicos e de Graduação na área da saúde, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro processo seletivo aconteceu em 2012. O decreto já foi substituído pela Lei Nº 15065/2013 no ano de 2013. Desde a sua criação, o FormaSUS-PE já disponibilizou 1.911 bolsas de estudo, sendo 962 de nível técnico e 949 de nível superior.

Fonte: Diário de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.