some text

Protesto por moradia interdita avenida em Olinda e complica trânsito


Um protesto interditou o cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Artur da Costa Azevedo, em Olinda, nesta terça-feira (26). Foram ateados fogos a pedaços de madeira e entulhos para bloquear as vias por volta das 7h. Uma hora depois, os integrantes do ato começaram a caminhar em direção à prefeitura.

Na concentração, era possível ver que os manifestantes levavam bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST). Fazem parte do ato moradores do Residencial Cuca Legal, que pedem por moradia.

Segundo eles, há mais de dois anos eles tentam negociar o tema com o município porque alguns moram em ocupações, mas temem pela Lei do Despejo Zero, que só garante que elas permaneçam ocupando o local até 31 de outubro.

Devido à manifestação, o trânsito ficou complicado. A Avenida Presidente Kennedy é uma das principais vias de Olinda. Às 8h10, os veículos começaram a circular. Agentes de trânsito do município foram deslocados para o local.

Passageiros que estavam no Terminal Integrado (TI) Xambá disseram que, com o engarrafamento na avenida, estava complicado conseguir ônibus no começo da manhã.

O g1 entrou em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte para saber qual foi o impacto no TI, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Resposta

Em nota, a prefeitura de Olinda explicou que o conjunto habitacional Cuca Legal 2, localizado em Jardim Brasil 2, pertencente à Caixa Econômica Federal. Em 2019, o município explicou que intermediou um acordo entre os representantes da ocupação junto a instituição.

A prefeitura explicou que foi realizado um acordo em 2020, junto ao Ministério Público Federal, para contemplar 44 famílias da ocupação e pagar auxílio moradia para as que deixassem o local. No acordo, segundo o município, estavam presentes representantes da Caixa e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Na nota, a prefeitura disse que "cumpriu o acordo e contemplou as 44 famílias indicadas pelo MTST, no Conjunto Habitacional Sapucaia e Aguazinha, que foi entregue em junho de 2021".

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.