some text

Raquel Lyra apresenta programa para reduzir desemprego em Pernambuco


Candidata ao governo do estado, Raquel Lyra elaborou uma proposta voltada para micro, pequenas e médias empresas, cujo objetivo é aumentar a produtividade e a competitividade dos negócios para reduzir o desemprego em Pernambuco. Intitulado Bora Empreender!, a meta inicial do programa é atender mais de 3 mil unidades de negócios pernambucanos. 

De acordo com a tucana, o programa reflete sua prioridade no estado, que é o combate às desigualdades e à extrema pobreza. Pernambuco é hoje o terceiro estado mais pobre do Brasil, de acordo com o Mapa da Nova Pobreza do IBGE, que atesta que mais de 50% da população vive com uma renda familiar per capita de até R$ 497. Pernambuco foi o estado onde a pobreza mais aumentou entre 2020 e 2021.

“Eu vou trazer para a gestão estadual um programa comprovadamente exitoso. Vamos melhorar o ambiente de negócios e tirar Pernambuco da atual posição de pior estado para se empreender no país, como aponta estudo do Banco Mundial. Vamos priorizar as vocações econômicas regionais, como os setores de comércio e serviços no Recife e Região Metropolitana, os polos industriais, o gesso no Araripe, o setor automotivo da Zona da Mata, o Polo de Confecções do Agreste, a fruticultura, caprinocultura e a ovinocultura, dentre tantas outras”, detalha Raquel. 

FUNCIONAMENTO 

O objetivo do Bora Empreender! é aumentar a produtividade e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas com mentorias e consultorias para a adoção de intervenções rápidas (como mudanças no chão de fábrica) e de baixo custo, por meio da melhoria de gestão, inovação de processos, redução de custos e desperdícios. A partir de acordos de cooperação técnica com entidades do setor produtivo, a exemplo do Sebrae e Senai, além de órgãos federais como o BNDES, serão realizados diagnósticos que apontem para soluções rápidas, baratas e com elevado impacto nos indicadores de desempenho.

Segundo Raquel,o plano é no debate e nesse esforço de qualificação das empresas e indústrias, entidades como o Porto Digital, promovendo a transformação digital dos empreendedores e apostando na economia 4.0 para gerar mais produtividade e mais empregos de qualidade. “Isso é política pública concreta de combate ao desemprego estrutural de Pernambuco, que hoje coloca o nosso estado como campeão no ranking de pessoas desocupadas no país”, conclui Raquel.

Fonte: Diário de Pernambuco

Tecnologia do Blogger.