some text

PSB Pernambuco - Condomínio familiar

Blog do Magno Martins



Concluído o resultado das urnas, em 2 de outubro próximo, o PSB de Pernambuco nunca mais será o mesmo. Deixará de ser um partido político construído no curso do tempo por várias mãos, sob as lideranças dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos, para virar um condomínio familiar. 

É um novo ciclo, onde o comando será dado pelos irmãos do clã Campos Andrade Lima; João, prefeito do Recife; Pedro, provável deputado federal eleito, e pela mãe Renata Andrade Lima. A sede mudará de endereço definitivamente. No bairro Espinheiro, onde está localizada atualmente, funcionará apenas a burocracia e os funcionários remunerados. 

As decisões políticas serão resolvidas a poucos quilômetros, no bairro de Dois Irmãos, no terraço do solar da residência da matriarca Renata, onde o atual presidente e fantoche, Sileno Guedes, será eventualmente um despachante comum. Lideranças como o governador Paulo Câmara, o ex-prefeito Geraldo Júlio, os deputados federais Tadeu Alencar e Milton Coelho ficarão sem mandatos. 

Mesmo destino do candidato a governador Danilo Cabral. Na Assembleia Legislativa, tudo indica, também, saem de cena alguns mandatos de históricos militantes para uma leva de socialistas modelo “vale quanto pesa o voto fisiológico”. Já é assim na bancada da Câmara de Vereadores do Recife. 

O que vai sobrar do PSB histórico é um território abandonado. Se constituirá numa gleba de apadrinhados. Os que se identificam com o legado de Miguel Arraes já seguem um novo rumo ao lado da neta Marília Arraes. Ela vencendo ou não a disputa para ocupar o Palácio das Princesas terá construído um novo polo de aglutinação política.

Tecnologia do Blogger.