some text

Cantor pernambucano Jr. Black morre aos 46 anos no Recife


O cantor, compositor e ator pernambucano Jr. Black morreu, aos 49 anos, na noite do sábado (22), no Recife. De acordo com familiares, Jr. Black estava internado há oito dias no Hospital Hapvida do bairro da Ilha do Leite, na área central da cidade, e sofreu uma parada cardíaca (veja vídeo acima).

O velório foi realizado no Cemitério de Santo Amaro, também na área central do Recife. O enterro aconteceu na tarde deste domingo (23).

O artista deixou um filho de 13 anos chamado Francisco, fruto do relacionamento com a produtora cultural Célia Lima, 42.

Ele foi a grande inspiração para que eu tivesse coragem viver do mundo de artes. Esse legado artístico e criativo que ele deixou não vai morrer", afirmou.

Segundo Célia Lima, Jr. Black deu entrada na unidade de saúde no dia 15 de outubro para tratar uma amigdalite. Foi liberado e voltou ao hospital no dia 16 de outubro, quando foi constato que a glicose do cantor estava muito alta e ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hapvida.

"Nos dias decorrentes ele teve melhora em dois desses dias, depois piorou com a glicose, mas estava consciente e orientado. E aí ontem [sábado] de manhã ele começou a engasgar comendo, depois o número de batimento dele começou a baixar muito e ele teve que ser intubado. Ele foi intubado por volta das 19h e faleceu às 23h55", afirmou.

Jr. Black não sabia que tinha diabetes até ser internado. A suspeita é de que a morte do músico tenha sido provocada por uma trombose. "Não foi feito nenhum exame, mas foi aplicada uma medicação antes dele falecer para combate da trombose", declarou Célia Lima.

Quem era Jr. Black?

Natural de Garanhuns, no Agreste, e torcedor do Santa Cruz, o artista produziu cinco discos e tem parcerias com artistas como China, Dado Villa-Lobos e DJ Dolores. Ele também participou de filmes como Tatuagem e Bacurau. Neste último, interpretou o DJ Urso, um locutor de carro de som.

Jr. Black também integrava o Reverbo, um coletivo de artistas locais que conta com nomes como Flaira Ferro, Juliano Holanda, Igor de Carvalho, Martins, Larissa Lisboa, Pc Silva

Foi integrante e vocalista da banda Negroove no final dos anos 90. Tinha vários projetos paralelos, como o Pura Sal, onde tocava Stevie Wonder, e outro em que tocava músicas de Bezerra da Silva.R

Repercussão

Em uma rede social, o governador Paulo Câmara (PSB) expressou solidariedade aos familiares e amigos do artista pernambucano, especialmente aos pais e ao filho, Francisco.

"Cantor, compositor, ator, instrumentista e locutor, José Wilson Timóteo Júnior esteve presente na nossa cena cultural na música, no cinema e na poesia, tendo também inúmeros trabalhos na publicidade. Jr Black iluminava qualquer ambiente com seu bom humor e sagacidade", disse, no comunicado.

A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife lamentou, por nota, a morte do cantor e compositor, que chamou de "artista imenso em criatividade e gentileza, que sempre levantou sua voz forte e impecavelmente empostada a favor das melhores causas e causos".

Nas redes sociais, amigos, políticos e admiradores de Jr. Black também lamentaram o falecimento do artista. "Hoje acordamos com essa triste notícia da partida do querido Jr. Black, esse artista maravilhoso em tudo que fazia: na música, no cinema, nos laboratórios sonoros, na vida. Infinita tristeza", comentou o jornalista e escritor Xico Sá.

"Uma pessoa querida e de uma alegria contagiante. Jr Black sempre foi aliado das causas progressistas e um defensor da democracia. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos", publicou o senador Humberto Costa.

"Meu amigo de aventuras de infância em Setúbal, de fliperama no shopping. De festinha em prédio. Descanse em paz. Você será lembrado com um imenso carinho", afirmou o amigo Luiz Felipe Andrade.

As candidatas ao governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) também lamentaram a morte do cantor.

Marília lembrou que Jr. Black integrou sua equipe de campanha e suspendeu as atividades para que os colegas possam se despedir do artista.

"Lamento, em nome de toda a equipe, a perda do querido Jr Black, que emprestou sua voz e talento para a nossa campanha. Estamos suspendendo as atividades para que todos possam se despedir. Meus sentimentos ao seu filho Francisco, sua família e amigos. Que Deus conforte a todos", declarou.

Raquel Lyra se pronunciou assim que soube da morte do artista. "Acabo de saber da partida de Jr. Black, grande artista, músico, ator, e muito querido por todos. Ficará para sempre nas nossas lembranças. Que Deus ilumine sua passagem e proteja sua família. Meus sentimentos mais sinceros", publicou.

Fonte: G1

Tecnologia do Blogger.