Governo de Pernambuco suspende doação de parte do terreno do museu Espaço Ciência
Foi publicada no Diário Oficial do estado, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, a decisão de suspender a doação de parte do terreno que compõe o Espaço Ciência, no Memorial Arcoverde, área entre o Recife e Olinda. A doação de mais de 8 mil m² do espaço havia sido uma decisão do Governo de Pernambuco para beneficiar uma empresa de Data Center, que usaria o sistema de cabeamento submarino para internet de alta velocidade.
A doação, no entanto, foi alvo de protestos da sociedade civil. O Tribunal de Contas do Estado (CE), por sua vez, orientou o governo a não fazer nada enquanto toda a documentação não for apreciada pelo órgão. Pesa o fato de que as duas empresas que serão beneficiadas, embora prometam investimentos de cerca de R$ 50 milhões, só apresentam, registrados, capital de R$ 10 mil, cada.
O Iphan, que cuida do patrimônio histórico nacional, também rejeitou a doação, alegando que a área é de interesse cultural, tem paisagismo de Burle Marx, sugerindo, ainda, que a doação fosse na Fábrica Tacaruna, equipamento abandonado. Em meio à polêmica, o espaço continua aberto ao público, em sua maioria, crianças e adolescentes de escolas públicas. Não há previsão para que Iphan e TCE concluam a análise do caso.
Fonte: Diario de Pernambuco
Post a Comment