Yoko Ono completa 90 anos e recebe homenagens de Ringo e Elton John
A artista plástica e cantora Yoko Ono completou 90 anos de idade neste sábado (18/2). Yoko foi casada com John Lennon por 11 anos, de 1969 até o assassinato do fundados da banda The Beatles, em 1980.
Para o aniversário de Yoko, seu filho Sean Ono Lennon, do relacionamento com John Lennon, criou uma árvore dos desejos virtual, em que fãs, amigos e familiares podem escrever recados e parabenizar a artista pelos seus 90 anos. Neste site, nomes importantes da música como Liam Gallagher, integrante da extinta banda Oasis, o cantor Elton John e o ex-Beatle Ringo Starr, desejaram felicidades à aniversariante.
Nas redes sociais, uma legião de fãs de Yoko e dos Beatles também aproveitaram o dia para enaltecer a artista. O perfil oficial em tributo aos Beatles e a conta de John Lennon, administrada pelo ‘John Lennon Estate’, homenagearam a cantora. “Desejando a Yoko um feliz aniversário de 90 anos com o amor dos Beatles”, escreveu a página da banda no Twitter.
Carreira e casamento com John Lennon
Nascida no Japão, Yoko atuou em diversas vertentes das artes, sendo conhecida por seus trabalhos como cantora, compositora, artista plástica vanguardista e cineasta.
Yoko Ono lança versão de 'Imagine' com coautoria adicionada a ela
A artista se mudou para os Estados Unidos em 1952, onde conquistou notoriedade com suas obras de arte. Na vida pessoal, Yoko foi casada entre 1962 e 1966 com o produtor Anthony Cox, com quem teve uma filha, a Kyoko Chan Ono Cox.
Um ano depois dessa separação, Yoko começou a namorar John Lennon. Em 1969 foram viver juntos e em 20 de março deste ano oficializaram a união. No dia 9 de outubro de 1975, nasceu o único filho do casal, Sean Taro Ono Lennon.
Yoko ficou viúva em 1980, após 11 anos de casamento, quando seu marido foi assassinado por um fã. Apesar de ter mantido outros relacionamentos, Yoko não quis casar-se novamente.
Alguns fãs dos Beatles apontam Yoko como pivô da separação da banda, entretanto, essa hipótese foi negada por integrantes do grupo, como Paul McCartney, que, em 2012, afirmou que a artista não foi responsável pela ruptura. "Os Beatles já estavam no fim quando ela chegou. Yoko abriu a mente de John Lennon e, se não fosse por ela, músicas como Imagine jamais teriam sido escritas", garantiu.
Fonte: Correio Braziliense
Post a Comment