Programa de capacitação do Sistema Coca-Cola Brasil terá Caruaru como foco
Buscando impulsionar e fortalecer o pequeno varejo no Nordeste, o Sistema Coca-Cola, em conjunto com seu fabricante local, Solar Coca-Cola e a marca Kuat, lança nesta terça-feira (23), uma nova etapa do seu projeto de empoderamento econômico "Meu Negócio é meu País". Criado em 2022, o programa, que já capacitou cerca de 600 negócios, deverá atender mais de mil mulheres nessa nova etapa, com foco no município de Caruaru e distritos próximos.
“No Brasil, muitas pessoas vivem do empreendedorismo por necessidade. Com os dados coletados em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), observamos que, principalmente as mulheres, têm em seus negócios sua única forma de subsistência. Vimos aí uma possibilidade de ajudá-las a crescer e a se reconhecerem enquanto empreendedoras”, afirmou Katielle Haffner, Head de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.
Dividido em três fases, o projeto oferece capacitação para empreendedoras do pequeno varejo local. Na primeira etapa, as inscritas por meio do site https://cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/ poderão contar com capacitação online e a realização de alguns desafios, seguida por uma avaliação de negócios. As mulheres que passarem por esse processo também receberão orientação para a preparação de seus empreendimentos e, posteriormente, 30 serão escolhidas para o programa de aceleração.
Katielle explica que, no ano passado, o projeto foi realizado em Salvador, com foco no comércio ambulante. “Agora vamos replicar aqui em Caruaru. Entendemos que São João é um momento importantíssimo para a região e o nosso objetivo é ajudar no preparo para a data”, avaliou.
Diretor regional da Solar Coca-Cola, Flávio Scalco afirmou que a escolha da cidade pernambucana acontece por causa do potencial observado na região em que Caruaru está inserida, além da proximidade com os festejos juninos. “Com a chegada do São João encontramos um momento propício para chegarmos com nossa iniciativa e realizarmos a aceleração. Nosso objetivo é gerar impacto socioeconômico. Acreditamos na inclusão e no desenvolvimento de negócios. Durante esse período, muitos comerciantes faturam quase o mesmo valor que irão lucrar todo o restante do ano. Queremos incluir as pessoas na economia da cidade”.
Flávio destaca que o projeto acontece com uma visão 360 do negócio, buscando contemplar todas suas frentes. “Empoderamos os pequenos varejo e realizamos diversos investimentos, desde o equipamento de refrigeração até a fachada do ponto de venda e o fornecimento de uniforme para esses negócios. Acreditamos no poder de transformação e impacto social que levamos para esse empreendedor”, completou o diretor.
Participante do programa, a CEO do Maçu Cozinha Criativa, Gessi Nunes, falou sobre a expectativa para a capacitação. “Fico empolgada em saber que muitas mulheres vão ser impactadas, principalmente por já trabalhar nessa área. Acredito que vai gerar um impacto muito positivo, não só nas mulheres, mas também em suas filhas e em todo o entorno. Conseguimos ver essa cadeia sendo impulsionada”.
Fonte: DP online
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